'Mais América Latina' impulsiona turismo no Sul

Embratur lançou iniciativa para incentivar turismo envolvendo missões econômicas, exposições e eventos nos países vizinhos

© Pixabay

Lifestyle VIAJAR! 28/03/17 POR Notícias Ao Minuto

O programa Mais América Latina foi reestruturado nesta segunda-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). O objetivo é  impulsionar o turismo no Sul do País. De acordo com o Portal Brasil, o novo projeto envolve missões econômicas, exposições e eventos nos países vizinhos.

PUB

O anúncio do novo programa foi feito no painel em que foram debatidos os resultados da Pesquisa Turismo de Verão 2017 de Santa Catarina, realizada pelo Fecomércio-SC. O levantamento mostra uma queda de 14% no faturamento com relação a 2016. 

Os dados foram levantados com turistas e empresários de Florianópolis, Balneário Camboriú, Imbituba, Laguna e São Francisco do Sul, os cinco principais destinos catarinenses.

“Observamos uma mudança no perfil do turista, expresso na classe social preponderante e no gasto médio menor. A desvalorização do dólar em relação ao ano anterior pode ter impactado na queda no número de visitantes e no poder de compra dos países vizinhos, sobretudo da Argentina, Uruguai e Chile, tradicionalmente responsáveis por uma boa fatia do turismo catarinense”, apontou o presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt.

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, fez uma avaliação histórica sobre o setor turístico de Santa Catarina e constatou que “o turismo catarinense vive do que foi plantado no passado. Não é uma prioridade política, infelizmente, porque o governo, a classe política e a iniciativa privada precisam entender o efeito econômico do turismo, num estado que tem 500 quilômetros de Litoral, um potencial único no planeta”.

Lummertz revelou que os números nacionais são melhores: “Enquanto em 2015 e 2016, tivemos 2.183 milhões de turistas estrangeiros, agora a expectativa é de crescimento de 11%, com 2.420 milhões. Com relação à chegada de turistas estrangeiros na região Sul nessa última temporada, nossa expectativa continua a mesma, com 1,4 milhão de argentinos, 27% a mais do que o mesmo período do ano passado, quando o País recebeu 1,1 milhão de argentinos”.

Leia também: Bali, na Indonésia, é o destino mais apreciado do mundo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Óbito Há 17 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

fama Saúde Há 16 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

tech Espaço Há 16 Horas

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

politica Justiça Há 16 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

fama Fake News Há 15 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

fama Guilherme Leon Há 13 Horas

Cantor sertanejo morre um dia depois de assinar contrato com gravadora

esporte Morte Há 17 Horas

Zagueiro de 19 anos morre vítima de infarto antes de jogo no Pará

fama Saúde Há 8 Horas

Susana Vieira diz ter leucemia incurável, mas está 'em paz'

mundo Chile Há 7 Horas

Mulher acaba seminua ao saltar portão de casa para furtar no Chile

mundo Irão Há 7 Horas

Entre o luto, há quem celebre a morte do presidente iraniano. Porquê?