Tráfico: há 13 anos no poder, Guarabu dá propina a PMs para protegê-lo

Desde 2003, já foram expedidos 14 mandados de prisão contra ele, que segue em liberdade

© Reprodução

Justiça Rio 28/03/17 POR Notícias Ao Minuto

Fernando Gomes de Freitas, de 38 anos, o Fernandinho Guarabu, comanda o tráfico na Ilha do Governador, no Rio, há cerca de 13 anos. É o traficante que comanda a venda de drogas, em liberdade, há mais tempo.

PUB

Além dos entorpecentes, ele fatura com a exploração de vans, venda de gás, TV a cabo clandestina e internet. Desde 2003, já foram expedidos contra ele 14 mandados de prisão pela Justiça do Rio. Homicídio, tráfico, associação ao tráfico e porte ilegal de armas são as acusações.

Até hoje, a polícia não conseguiu prendê-lo. E o motivo, de acordo com investigação das polícias Militar e Civil, podem ser os próprios policiais. Pelo menos 19 soldados, cabos e sargentos que integraram o Grupo de Ações Táticas (GAT), responsável por operações em comunidades da Ilha do Governador, são suspeitos de receber propina no valor de R$ 5 mil mensais para protegê-lo.

A denúncia já foi entregue ao Ministério Público, em 2015. "Tanto tempo no poder levou o Fernandinho Guarabu a se capitalizar para garantir, entre outras coisas, a sua segurança. Assim, montou um esquema de olheiros que começa já no acesso à Ilha. Qualquer comboio policial que chega ao bairro é motivo de alerta de sua quadrilha", explica o promotor Sauvei Lai, responsável por oito denúncias sobre a atuação do criminoso.

Segundo o portal G1, Guarabu está no comando das comunidades desde 2004, após uma sangrenta guerra pelas bocas de fumo, que durou nove meses, a partir de setembro de 2003.

A prática adotada por Guarabu com seus desafetos é de desaparecer com os corpos. Assim, ele evita cenas de violência no bairro, apontado como uma área considerada estratégica por ter a presença do Aeroporto Internacional do Galeão e de inúmeras bases das Forças Armadas.

"Essa falsa tranquilidade dificulta ainda que sejam feitas denúncias contra ele, dificultando assim que o Guarabu possa ser preso", afirmou Zeca Borges, coordenador do Disque-Denúncia, que tem recompensa estipulada em R$ 10 mil por informações que levem à prisão do traficante.

"Ele se diz evangélico. Por isso, proibiu cultos ou ações de outras religiões. Ainda reprime estupradores. Talvez esses sejam os motivos que levaram parte da comunidade a nutrir uma simpatia por ele", explica o promotor.

O delegado Geraldo Assed, da 37ª DP, está há cerca de um mês no cargo e disse que colocará Fernando Guarabu como seu objetivo."Bandido é bandido. Não importa se ele se notabiliza ou não pela violência. Há inquéritos contra ele aqui e vamos tentar prendê-lo", prometeu o delegado.

Leia também: Polícia já identificou 4 acusados de agredir e matar argentino no Rio

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Óbito Há 22 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

fama Saúde Há 21 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

tech Espaço Há 21 Horas

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

fama Guilherme Leon Há 19 Horas

Cantor sertanejo morre um dia depois de assinar contrato com gravadora

politica Justiça Há 21 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

mundo Chile Há 13 Horas

Mulher acaba seminua ao saltar portão de casa para furtar no Chile

mundo Irão Há 13 Horas

Entre o luto, há quem celebre a morte do presidente iraniano. Porquê?

fama Saúde Há 14 Horas

Susana Vieira diz ter leucemia incurável, mas está 'em paz'

fama Fake News Há 21 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

esporte Morte Há 22 Horas

Zagueiro de 19 anos morre vítima de infarto antes de jogo no Pará