Itália cria ingresso único para 18 museus de arte moderna

Com o bilhete, turistas poderão conhecer lugares por seis meses

© REUTERS/Stefano Rellandini

Cultura oportunidade 28/03/17 POR ANSA

A partir do dia 1º de junho, italianos e turistas estrangeiros poderão conhecer até 18 museus de arte moderna e contemporânea de todo o território italiano comprando apenas 1 ingresso.

PUB

Essa é a ideia do "Contemporaneamente Italia", projeto que partiu da cidade de Florença e que reúne vários centros de arte do sul ao norte do país europeu. O "card" custará 30 euros e consentirá a entrada gratuita aos 18 museus que no momento já estão participando da iniciativa por um período de seis meses.

"Trata-se da primeira vez que na Itália unimos os museus dedicados à promoção do contemporâneo em uma rede regional", disse o prefeito de Florença, Dario Nardella. "O G7 da cultura, que acontecerá em Florença nos próximos dias 30 e 31 de março, é a ocasião certa para lançar este projeto, que está sendo desenvolvido sob o patrocínio do Ministério do Bens Culturais", explicou o político italiano.

A Fundação La Triennale de Milão terá a função de coordenar os aspectos relativos à promoção e ao desenvolvimento do cartão.

Cada instituição será responsável pelo lucro dos cartões vendidos na própria bilheteria e também por permitir a entrada gratuita de todos os visitantes que tiverem o ingresso especial.

"Começaremos no dia 1º de junho em modo experimental, mas estamos prontos para novas adesões e para eventuais parceiros privados que queiram nos ajudar a desenvolver essa iniciativa", concluiu Nardella.

As 18 instituições que já fazem parte do "card" são: as Fundações Mario Merz e Sandretto Re Rebaudengo de Turim, O Castelo de Rivoli Museu de Arte Contemporânea, a Fundação La Triennale de Milão, a Fundação Prada de Milão e de Veneza, o Museu do Novecento de Milão, a Pirelli Hangar Bicoca de Milão, a Fundação dos Museus Cívicos de Veneza (os museus Ca' Pesaro: Galeria Internacional de Arte Moderna e Palazzo Fortuny), o Museu de Arte Moderna de Bolonha (MAMbo), o Museu do Novecento de Florença, o Centro para a Arte Contemporânea Luigi Pecci de Prado, o Palazzo delle Esposizione de Roma, o Museu Nacional das Artes do Século 21 de Roma (Maxxi) a Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea de Roma, o Museu de Arte Contemporânea Donnaregina de Nápoles (Madre) e o Museu de Arte da Província de Nuoro (MAN). (ANSA)

LEIA TAMBÉM: Cirque du Soleil se apresenta no Rio e em São Paulo em 2017

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 10 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 11 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 12 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 12 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 13 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 8 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 11 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 7 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico