Austrália acusa clero de maior parte dos casos de pedofilia

Essa foi a conclusão da 57ª e última audiência pública de uma comissão real sobre os casos de pedofilia no país

© Divulgação

Mundo Comissão 28/03/17 POR Ansa

Na Austrália, o abuso sexual institucional de crianças é cometido majoritariamente por homens, principalmente religiosos, e as vítimas costumam ser garotos com idades entre 10 e 14 anos. Essa foi a conclusão da 57ª e última audiência pública de uma comissão real sobre os casos de pedofilia no país, que levou 4 anos para concluir um extenso relatório sobre os abusos sexuais cometidos em crianças e adolescentes na nação desde a década de 1950 e que ouviu mais de 6,5 mil sobreviventes.

PUB

Os dados finais apresentados pela Royal Comission into Institucional Responses to Child Sexual Abuse na última segunda-feira (27) indicaram que a grande maioria dos agressores e pedófilos é homem do clero, cerca de 94%, enquanto mais da metade das vítimas eram meninos entre 10 e 14 anos. Dos casos, foi descoberto que cerca de 5% dos sobreviventes que foram molestados tinham menos de 5 anos quando os abusos começaram. Mesmo que a pedofilia em ambientes domésticos seja cometida principalmente em garotas, em relação a instituições religiosas cerca de dois terços das denúncias feitas partiram de homens, que demoraram uma média de 33 anos para falarem sobre o assunto.

Além disso, em um terço dos casos examinados, os abusos aconteceram por mais de um ano e 36% das mais de 6,5 mil vítimas que contaram suas histórias para a comissão disseram que foram exploradas sexualmente por mais de uma pessoa na sua infância.

"Sobreviventes esperaram demais por uma resposta efetiva para o seu sofrimento e a proteção futura das crianças australianas deve receber a maior prioridade", disse durante a comissão o juiz Peter McClellan, ao afirmar que foram identificadas 4 mil instituições no país responsáveis por abusos de menores de idade, sendo que 1,5 mil delas são religiosas.

Mais de 2 mil sobreviventes que deram seu testemunho sobre o assunto disseram que sofreram abusos em instituições católicas, outros 550, em espaços anglicanos e mais 250, em organizações geridas pelo Exército da Salvação.

Segundo Gail Furness, um dos membros da comissão, 32% dos abusos registrados no país foram realizados por clérigos, 21% por professores e 13% por operadores de centros de assistência residencial.

"Para muitos sobreviventes, os impactos de abuso sexual na infância são profundos e interconectados. Eles podem ser sentidos ao mesmo tempo ou consecutivamente em uma cascada de efeitos durante a vida. Algumas pessoas sentem traumas profundos e complexos. Os efeitos afetam os parentes, irmãos, companheiros e filhos das vítimas, assim como a sua carreira", concluiu Furness na audiência. Com informações da ANSA.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 18 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 21 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 18 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 19 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 22 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

lifestyle Challenger deep Há 21 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

tech Ataque Há 37 mins

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

tech Justiça Há 13 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'

fama Casais famosos Há 13 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Titanic Há 3 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado