Justiça manda soltar diretor da BRF preso na Operação Carne Fraca

A liberdade dele está condicionada ao pagamento de fiança de R$ 300 mil

© Reuters

Brasil pagou fiança 29/03/17 POR Folhapress

 A Justiça Federal mandou soltar nessa terça-feira (28) André Luis Baldissera, o diretor da BRF para o centro-oeste, preso no dia 17 de março na Operação Carne Fraca, que investigava irregularidades em frigoríficos. A liberdade dele está condicionada ao pagamento de fiança de R$ 300 mil.

PUB

Às vésperas da operação, foram interceptadas conversas do executivo que indicavam que um carregamento de carnes do frigorífico em Mineiros (GO) foi barrado em um porto da Itália por conter indícios de Salmonella, bactéria que causa infecção com vômitos e fortes diarreias.

A bactéria foi identificada em pelo menos quatro contêineres. A planta da empresa, porém, continuava em operação -segundo a PF, por interferência ilícita de fiscais do Ministério da Agricultura, que recebiam propina da empresa.

Na conversa, Baldissera e seu interlocutor afirmavam que as autoridades italianas identificaram "infrações repetitivas", e que, no caso de mais um alerta, a planta de Mineiros poderia ser suspensa em definitivo das exportações ao mercado europeu.

A defesa do executivo apresentou à Justiça dois pareceres produzidos por um escritório italiano e uma instituição francesa. Os laudos indicam que a espécie de Salmonella identificada na carga não impediria a sua introdução no mercado europeu nem implicaria a vedação ao recebimento de novos alimentos produzidas na unidade de Mineiros/GO.

Após examinar os laudos apresentados pela defesa, o juiz federal Marcos Josegrei verificou que a prova apresentada pela PF é "para dizer no mínimo, controversa".Segundo o juiz, 'havendo fundadas dúvidas quanto à ilicitude da conduta" do executivo "no recente diálogo monitorado" e a gravidade da contaminação nos produtos retidos no porto italiano não se pode falar neste momento "em prática delituosa reiterada" que imponha a "manutenção da prisão preventiva".

O juiz também falou que tão importante quanto isso é que a unidade da BRF em Mineiros (GO) está com a produção interditada e não oferece "risco sanitário". Além disso, Baldissera requereu seu afastamento temporário da empresa até o término da investigação da PF. Com informações da Folhapress.

LEIA TAMBÉM: Sinal analógico de TV será desligado hoje em São Paulo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 22 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

brasil CHUVA-RS Há 20 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

brasil Vídeo Há 23 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

brasil sul do brasil Há 23 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

brasil Vírus Há 22 Horas

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos

mundo Espanha Há 18 Horas

"Usava fones": Mulher morre atropelada por trem na Espanha

fama TONY-RAMOS Há 20 Horas

Tony Ramos está muito bem, afirma Denise Fraga sobre recuperação após cirurgia

mundo VOLODIMIR-ZELENSKI Há 19 Horas

Nova frente de ataque da Rússia pode ser apenas primeira onda, diz Zelenski

esporte Futebol Há 22 Horas

Emocionado, Cássio se despede no Corinthians: 'Serei eternamente grato por tudo'

esporte Bastidores Há 17 Horas

Flamengo multa Gabigol e tira a 10 do atacante após foto com camisa do Corinthians