Após impasse, OEA se reúne e pede 'ordem' na Venezuela

Bolívia havia suspendido cúpula em decisão unilateral

© Juan Manuel Herrera - OAS/OEA

Mundo Washington 03/04/17 POR Ansa

Após o impasse provocado por uma decisão unilateral da Bolívia, a Organização dos Estados Americanos (OEA) realizou nesta segunda-feira (3), em Washington, uma reunião extraordinária para discutir a crise na Venezuela.

PUB

A cúpula devia ter começado durante a tarde, mas a Bolívia, exercendo a presidência rotativa do Conselho Permanente da OEA, havia suspendido o encontro por considerar que ele havia sido marcado de maneira "inesperada" e sem a documentação necessária para os debates.

No entanto, 18 dos 35 países-membros da organização intervieram para anular a decisão de La Paz. Com isso, a sessão foi aberta sob presidência do delegado de Honduras e em um clima de forte tensão.

O representante da Venezuela na OEA se retirou do encontro, o qual chamou de "completamente ilegal e sem valor", logo em seu início e acusou países como Colômbia, Estados Unidos, México e Paraguai de "ingerência". Bolívia e Nicarágua acompanharam Caracas.

Ainda assim, as outras nações que integram a entidade aprovaram uma declaração na qual pedem à Venezuela que restabeleça a "ordem constitucional" e defina um calendário eleitoral "certo", libertando presos políticos e garantindo a separação dos poderes.

Convocada a pedido de 20 Estados-membros e com a anuência do secretário-geral Luis Almagro, já criticado pelo presidente Nicolás Maduro em diversas ocasiões, a cúpula tinha como objetivo discutir a crise no país.

A situação na Venezuela se agravou na semana passada, após o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) ter anulado todas as funções da Assembleia Nacional. O TSJ, espécie de Supremo Tribunal Federal, é fiel a Maduro, enquanto o Parlamento é dominado pela oposição.A decisão da corte gerou protestos por todo o país, além de denúncias de golpe de Estado, e acabou revertida no último sábado (1º). (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

tech ESA Há 5 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Luto Há 8 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 8 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

tech Ataque Há 5 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 18 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 7 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina