'Deus me deu a graça de reconhecer o valor das mulheres', diz Temer

Afirmação foi dada durante encontro com deputadas federais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

© Adriano Machado / Reuters

Política Brasília 05/04/17 POR Folhapress

Um mês depois de ter cometido gafes sobre o papel das mulheres na sociedade, o presidente Michel Temer afirmou nesta quarta-feira (5) que Deus lhe deu a graça de reconhecer o valor do sexo feminino.

PUB

Em encontro com deputadas federais da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), o peemedebista disse que, durante sua trajetória pública, tem praticado gestos em homenagem às mulheres.

"Eu acho que Deus me deu a graça de ao longo do tempo praticar alguns gestos de homenagem às mulheres e de reconhecimento do valor das mulheres", afirmou.

No mês de março, no Dia Internacional da Mulher, o presidente foi criticado por ter afirmado que tem "convicção do quanto a mulher faz pela casa" e ressaltado sua importância para a formação dos filhos que, segundo ele, é "seguramente" de responsabilidade da mãe.

As declarações foram avaliadas por membros de sua equipe como "infelizes" e geraram repercussão nas redes sociais, o que levou o presidente a iniciar uma estratégia de redução de danos, com discursos em defesa das mulheres.

Nesta quarta-feira (5), por exemplo, ele lembrou que, quando secretário da Segurança Pública de São Paulo, criou a primeira delegacia da mulher, em 1985, e também a procuradoria parlamentar da mulher quando cumpria mandato de deputado federal.

"No Brasil, havia uma regra constitucional que dizia que todos são iguais perante a lei. Quando reinauguramos o Estado brasileiro, em 1988, colocamos que homens e mulheres são iguais em direitos e deveres. Parece pouco esse avanço vocabular, mas é a significação da presença cada vez mais efetiva da mulher na sociedade e no Poder Legislativo", disse.

O peemedebista ressaltou ainda que, embora as mulheres correspondam a apenas 10% das cadeiras do Congresso, "elas são os deputados federais mais atuantes e que mais se mobilizam em grandes temas nacionais".

"Temas difíceis, muitas vezes do próprio governo, são encarados com muita tranquilidade pelas colegas deputadas e senadoras e são levados adiante com vigor na palavra e na ação parlamentar", afirmou.

No início do encontro, que foi fechado ao veículos de imprensa, Temer participou de uma oração convocada por uma das parlamentares presentes.

VISTOS

O presidente aproveitou o encontro para ratificar carta que facilita a liberação no Brasil de vistos para estudantes de países de língua portuguesa, como de Portugal, Angola e Moçambique.

Ele ressaltou que a medida ocorre em um momento em que ressurgem no cenário internacional "tendências isolacionistas" e que a resposta do governo brasileiro é a oposta: por mais "integração, cooperação e diálogo".

"Nós esperamos que todos sejam líderes forjados no respeito à diversidade, que hoje muitas vezes sofre uma restrição, e no exercício da tolerância, que são marcas da nossa comunidade", disse. Com informações da Folhapress.

Leia também: Cacique do PSDB critica disputa interna com vistas à eleição de 2018

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 8 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 10 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

justica São Paulo Há 10 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

fama Sean Diddy Combs Há 10 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil Vídeo Há 9 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

justica Pridão Há 9 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo

brasil CHUVA-RS Há 6 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

lifestyle Signos Há 11 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 11 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 10 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta