10 alimentos processados que você pode (e deve) comer

Alguns alimentos processados são ótimos para a saúde

© DR

Lifestyle NUTRIÇÃO 06/04/17 POR Notícias ao Minuto

Todos os dias surgem novos e mais aprofundados estudos sobre os malefícios associados ao consumo de alimentos processados. Estes alimentos altamente industrializados promovem o ganho de peso e o acúmulo de gordura, desencadeando doenças e patologias, mas é importante não cair em extremos.

PUB

Leia também: Óleo de coco não é milagroso, dizem especialistas

Embora mais de metade daquilo que comemos diariamente não seja ‘comida de verdade’, nem todos os alimentos processados são um veneno para a saúde… muito pelo contrário. Existem alimentos que foram alvo de algum tipo de processamento, mas sem que isso implicasse a junção de aditivos, corantes e conservantes.

Vejamos o caso das frutas e vegetais congelados. A sua composição é idêntica ao alimento no seu estado natural e a única forma de processamento ao qual foi alvo foi a congelação, que não só permite manter os nutrientes intactos, como pode mesmo melhorar o valor nutricional, como acontece com os mirtilos, com os brócolis e com as vagens, que, depois de congelados, ficam com mais antioxidantes, vitamina B e vitamina C, respectivamente, como destaca o Buena Vida do El País.

Para além das frutas e vegetais congelados, existem outros alimentos processados que - quando bem escolhidos – são benéficos para a saúde, como é o caso do iogurte (preferencialmente grego e de baixo teor de gordura), do atum e sardinha em lata, da gelatina (preferencialmente sem açúcar), dos cereais enriquecidos com vitaminas e minerais, das frutas desidratadas e da manteiga de amendoim (desde que seja feita apenas com amendoim e não com açúcar e óleo de palma, como muitas versões).

As saladas embaladas, como aquelas que são vendidas em supermercados e que estão prontas para comer, são um outro exemplo de alimento processado que é bom para a saúde, uma vez que as propriedades nutricionais do alimento no seu estado cru mantém-se intactas.

Também as oleaginosas – são processadas para ficarem sem casca – são outro exemplo que prova que nem tudo o que é processado faz mal, diz a publicação.

Os alimentos germinados e fermentados são processados e benéficos para a saúde. Contudo, o processo de fermentação deve ser cuidadoso e preferencialmente feito em casa, de forma a evitar a inclusão de conservantes e químicos que aumentem a validade. 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Câncer 26/04/24

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

Lifestyle Signos 26/04/24

Os signos que superam os problemas com muita facilidade. Está na lista?

Lifestyle câncer de ovário 26/04/24

Um sintoma precoce e doloroso de câncer do ovário que jamais deve ignorar

Lifestyle Coração 26/04/24

Sintomas que nem sempre são associados a problemas cardiovasculares

Lifestyle Receitas 26/04/24

Que tal um gnocchi saudável? Siga essa receita e se delicie

Lifestyle Saúde Oral 26/04/24

Hábitos simples que ajudam a combater o mau hálito

Lifestyle Aimentação 25/04/24

Produtos 'baixos em gordura' podem enganar; atenção ao ler os rótulos

Lifestyle Peso 26/04/24

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

Lifestyle Challenger deep 26/04/24

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

Lifestyle Signos 25/04/24

Está na lista dos cinco signos mais bondosos do zodíaco?