Relator prevê tramitação da reforma trabalhista sem muitos sobressaltos

Rogério Marinho disse que objetivo das medidas é flexibilizar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)

© Divulgação

Economia Foco 17/04/17 POR Estadao Conteudo

O deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), relator da reforma trabalhista, afirmou durante evento nesta segunda-feira, 17, em São Paulo que há grande possibilidade de que a tramitação das mudanças no Congresso ocorra "sem muitos sobressaltos". O parlamentar disse que objetivo das medidas é flexibilizar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), preservando os direitos dos trabalhadores, e evitar o excesso de causas trabalhistas no Brasil, que batem em 4 milhões por ano.

PUB

O foco do governo na reforma da Previdência acabou tirando os holofotes das mudanças na legislação trabalhista, disse o deputado. "A reforma trabalhista está fora do radar, porque só se fala de previdência", afirmou. Depois da última quarta-feira, 12, quando o texto que propõe mudanças na CLT foi apresentado na Comissão Especial é que o assunto ganhou repercussão nacional e já foram marcadas duas greves gerais contra o texto, ressaltou o parlamentar.

Marinho destacou durante sua palestra que a CLT perdeu a condição de atender as demandas trabalhistas em um mundo no qual as relações trabalhistas estão em transformação. Ele citou o crescente número de pessoas trabalhando de forma remota (home office) ou para aplicativos como o Uber. "Há estudos que dizem que 60% das profissões vão desaparecer ou reduzir muito nos próximos anos."

A CLT foi criada para atender a indústria, mas o mundo passa pela quarta revolução do trabalho, disse ele.

Marinho destacou que há uma "judicialização excessiva" no mercado de trabalho brasileiro. "Sob qualquer aspecto, o Brasil tem números superlativos", disse ele, falando das de 4 milhões de causas por ano no País. A rescisão do contrato de trabalho na empresa, afirmou o deputado, não rescinde na prática o contrato e a decisão acaba sendo de um juiz trabalhista. O objetivo das mudanças, segundo ele, é usar a Justiça como último caso, resolvendo os conflitos no âmbito da empresa.

O relator participou de evento na Câmara Americana de Comércio (Amcham). O deputado apresentou o relatório sobre a reforma trabalhista no último dia 12 na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. O texto altera 117 artigos na legislação na trabalhista brasileira, incluindo a prevalência da negociação entre trabalhadores e empresas, flexibilização da jornada, parcelamento de férias e representação sindical.

O deputado contou na palestra que o projeto de lei recebeu quase 900 contribuições em emendas parlamentares, um dos que mais recebeu propostas na história do Congresso. Além disso, foram 16 audiências públicas, nove encontros regionais e mais de 100 convidados para discutir o tema. "Recebi mais de 700 pessoas em meu gabinete", disse ele.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Aciente Rondônia Há 14 Horas

Cantora Ana Paula Vieira e vereador Marcelo Stocco morrem em acidente

fama Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Mãe que perdeu uma das gêmeas nas enchentes: "Esse vazio será eterno"

fama NADJA-HADDAD Há 16 Horas

Nadja Haddad perde um dos gêmeos e desabafa:‘Parte de mim morreu'

fama Paulo Cesar Pereio Há 16 Horas

Morre ator Paulo César Pereio, ícone do cinema e teatro

mundo Vulcão Há 12 Horas

Trovoada e erupção vulcânica ocorrem simultaneamente na Guatemala; veja

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Defesa Civil alerta para novas 'inundações severas' no RS

fama Kim Kardashian Há 12 Horas

Kim Kardashian mostra luxuosa festa de aniversário do filho

mundo Viral Há 15 Horas

Convidada adiciona criança a lista de casamento e deixa noiva furiosa

fama Rafa Kalimann Há 15 Horas

Rafa Kalimann revela que sofreu aborto: "Um luto muito grande"