Com recuos do governo, reforma da Previdência terá economia 20% menor

O relatório, que será apresentado na quarta-feira (19) , não incluirá mais dispositivo que estabelecia o aumento automático da idade mínima

© DR

Economia PROPOSTA 18/04/17 POR Folhapress

As flexibilizações realizadas pelo governo Michel Temer no texto original da reforma previdenciária diminuíram em cerca de 20% a previsão inicial da equipe econômica de redução do deficit com as mudanças nas aposentadorias.

PUB

Segundo o relator da medida, Arthur Maia (PPS-BA), a expectativa de uma economia de cerca de R$ 800 bilhões no período de dez anos passou para uma previsão de R$ 630 bilhões.

Para ele, as mudanças foram feitas para atender a base da pirâmide social. "A diferença de 20% foi um custo que assumimos por sugestão dos parlamentares. As mudanças tiveram como intenção atender os mais pobres, os menos favorecidos e os que mais precisam", disse.

As alterações foram feitas diante da avaliação do governo de que o texto original não teria apoio suficiente dos parlamentares da base aliada para ser aprovado.

Houve recuos, por exemplo, na idade mínima para mulheres, nas aposentadorias rurais e no benefício pago a pessoas pobres idosas ou com deficiência, o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

O relatório, que será apresentado na quarta-feira (19) na comissão especial da Câmara, não incluirá mais dispositivo que estabelecia o aumento automático da idade mínima a cada vez que subisse a expectativa de sobrevida do brasileiro.

Com esse mecanismo, a idade de 65 anos poderia chegar a 67 em 2060. Agora, o parecer vai estabelecer que uma lei irá definir como se dará o aumento da idade.

Ou seja, isso só ocorrerá se o Congresso aprovar uma lei específica.

O relator também vai alterar a regra de transição para o novo modelo de aposentadoria, que começava aos 45 anos (mulher) e 50 anos (homem) na proposta original, e tinha um pedágio de 50% sobre o tempo de contribuição restante para a aposentadoria.

O parecer vai estabelecer que não haverá um corte de idade para se enquadrar na transição e que o pedágio será de 30%, conforme antecipou a Folha de S.Paulo. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 14 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 12 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 15 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 11 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 11 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 14 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 11 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama Casais famosos Há 6 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

brasil Paraíba Há 10 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada