Traficantes estrangeiros usam o Brasil para chegar à Europa

Polícia Federal apreendeu quase 5,5 toneladas de drogas no Porto de Santos, em 4 meses

© Receita Federal / Divulgação

Justiça tráfico 20/04/17 POR Notícias Ao Minuto

Policial federal fala com exclusividade à Sputnik: produtores e traficantes de países vizinhos utilizam o Brasil para consumo nacional e como rota para que suas drogas cheguem à Europa, aos Estados Unidos e à Ásia.

PUB

Somente nestes primeiros quatro meses de 2017, a Polícia Federal apreendeu quase 5,5 toneladas de drogas no Porto de Santos. Apenas nos dias 17 e 18 de abril foram feitas duas apreensões de cocaína em operações conjuntas com a Receita Federal.

A carga estava escondida em contêineres, e as autoridades acreditam que as drogas foram colocadas em seu interior sem o conhecimento dos proprietários da carga normal. De acordo com os policiais federais, porém, várias hipóteses estão sendo investigadas.

Flávio Werneck, vice-presidente da Fenapef – Federação Nacional dos Policiais Federais e presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal, explica em entrevista exclusiva à Sputnik como os traficantes de drogas encontram tantas facilidades para agir no Brasil:

"Primeiro de tudo, é importante esclarecer que nós temos quatro dos mais importantes produtores mundiais de drogas como nossos vizinhos", diz Werneck. "Nós temos grandes produções, de maconha e de cocaína, no Paraguai, na Bolívia, no Peru e na Colômbia. Os produtores e traficantes desses países utilizam o Brasil para consumo nacional e como rota para que suas drogas cheguem à Europa, aos Estados Unidos e à Ásia. Então, o Brasil é utilizado como consumidor e como ponte para que as drogas sejam utilizadas no país e no exterior."

Flávio Werneck está convencido de que o Brasil atende a um duplo propósito dos traficantes, mesmo não sendo considerado um grande produtor de drogas:

"No cenário internacional, o Brasil figura como produtor menor de drogas. A produção brasileira está localizada no chamado Polígono da Maconha, no Nordeste, na área do rio São Francisco. Cocaína o Brasil não produz, mas consome, e [o Brasil] serve de rota para que a droga chegue a outros países."

De acordo com o policial, falta ao Brasil uma efetiva política de Segurança Pública para que o tráfico internacional de drogas seja combatido com maior efetividade:

"Nós temos um problema crônico, que é o problema da Segurança Pública. Nós vimos debatendo isso há muito tempo e temos dificuldades em evoluir porque, no nosso sistema político, temos a necessidade de quase um consenso para que possamos evoluir e copiar modelos como, por exemplo, o norte-americano e o europeu continental."

Flávio Werneck acentua ainda que o Brasil tem fronteiras abertas com vizinhos que estão entre os maiores produtores mundiais de drogas (Paraguai, Peru, Bolívia e Colômbia).

"Fronteiras abertas, literalmente abertas. E por que isso acontece? Porque não temos uma política de soberania. A Polícia Federal deveria fazer o controle de portos, aeroportos e fronteiras secas. A gente faz isso mas faz de maneira muito reduzida, tendo em vista o número de policiais federais e a extensão das nossas fronteiras. Para se ter uma ideia: hoje, em torno de mil a 1.500 policiais federais estão cuidando das fronteiras secas. É esse o efetivo que temos para cuidar dos quase 15 mil quilômetros de fronteiras secas que temos com nossos países vizinhos. E nós temos 150 policiais federais para cuidar de fronteiras marítimas."

Sobre o que está acontecendo no Porto de Santos, Werneck diz que há "150 policiais federais para cuidar da polícia marítima, de 9 mil a 12 mil quilômetros de fronteiras marítimas (molhadas) e ainda dos 300 portos que temos no Brasil. Só o Porto de Santos exigiria esse efetivo da Polícia Federal para cuidar das suas necessidades".

A respeito do modo como os traficantes conseguem ter acesso aos contêineres, como no caso do Porto de Santos, para esconder suas drogas e conseguir que sejam transportadas para o exterior, Flávio Werneck explica:

"A gente [a Polícia Federal] tem três hipóteses sendo analisadas para definir de que modo os traficantes internacionais de drogas têm acesso aos contêineres em que escondem as drogas que entram e saem do Brasil, como é este caso específico do Porto de Santos.

A primeira hipótese é a de a própria empresa que utiliza o contêiner conceder alguma espécie de facilitação; a segunda é a da empresa dona do contêiner ter algum tipo de envolvimento com os traficantes; e a terceira é a de alguém, de dentro do sistema de controle de contêineres nos portos, ter algum tipo de ligação com o tráfico internacional de drogas. Tudo isso está sendo investigado." Com informações da Sputnik News Brasil.

Leia também: Bebê de 9 meses desaparece e pai é suspeito do sequestro

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 14 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 12 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 15 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama DEBORAH-EVELYN Há 11 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

tech Ataque Há 12 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Signos Há 12 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 14 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 10 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 7 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)