Brasília completa 57 anos nesta sexta-feira

Governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, citou a construção da cidade como “a maior demonstração da capacidade de realização do povo brasileiro”

© Nilson Carvalho/Agência Brasília.

Brasil parabéns 21/04/17 POR Notícias Ao Minuto

O aniversário de 57 anos de Brasília é nesta sexta-feira (21), mas duas outras comemorações marcam 2017: os 60 anos da escolha do projeto de Lucio Costa para a nova capital federal e os 30 anos do reconhecimento do Plano Piloto de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade.

PUB

A cidade, que foi a primeira obra do século 20 a ser tombada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), é dividida em quatro escalas de concepção urbana:

Monumental: fica ao longo do Eixo Monumental, da Praça dos Três Poderes à Praça do Buriti, com a concentração das principais atividades administrativas locais e federais.

Residencial: ao longo do Eixo Rodoviário (ou Eixão), com as superquadras, consideradas à época uma nova forma de morar, próximo a uma via.

Gregária: o ponto de encontro e de convivência do Plano Piloto, no centro da cidade. É onde ficam a Rodoviária do Plano Piloto, os Setores Bancário, Comercial, de Diversões, Hoteleiro e de Rádio e TV.

Bucólica: espalhada pelos espaços livres e arborizados, que dão a Brasília a característica de cidade-parque. No plano original, o principal local dessa escala é a orla do Lago Paranoá.

Em entrevista coletiva nessa quinta-feira (20) para destacar ações na área de cultura, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, citou a construção da cidade como “a maior demonstração da capacidade de realização do povo brasileiro”.

Ações do governo de Brasília para cuidar do patrimônio

De acordo com o subsecretário de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura, Gustavo Pacheco, o cuidado patrimonial leva em conta o passado e o futuro. “Temos que olhar para trás e manter o que herdamos e enxergar lá na frente, com projetos que mantenham a cidade como algo da população.”

Como exemplo, Pacheco cita o plano Orla Livre. O projeto do governo de Brasília de devolução da orla do Lago Paranoá para o público segue o planejamento de Lucio Costa, de manter o livre acesso ao local.

Outra ação desta gestão ressaltada pelo subsecretário do Patrimônio Cultural é a revitalização do Setor Comercial Sul pela ocupação de espaços. A escala gregária do projeto indica aquele lugar como um dos pontos de convivência da cidade.

Programação para celebrar a data

Ainda neste ano, a Secretaria de Cultura planeja retomar o prêmio José Aparecido Oliveira, para ações de preservação e valorização do patrimônio.

O nome da premiação homenageia o governador do Distrito Federal de 9 de maio de 1985 a 19 de setembro de 1988, período em que Brasília virou patrimônio da humanidade.

Em dezembro, ocorrem as Jornadas de Patrimônio, organizadas em conjunto pelo governo de Brasília e a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no DF (Iphan-DF). Mesas redondas e espetáculos musicais estão entre as atrações previstas para o mês em que se completam 30 anos do título.

O governo de Brasília ainda vai investir mais de R$ 7 milhões em quatro anos com educação patrimonial. Em março, foi fechado acordo de cooperação entre a Secretaria de Cultura, a Unesco e a Agência Brasília de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, para trazer consultorias especializadas ao DF.

Brasília tem 27 bens tombados individualmente

Em 1990, três anos após o recebimento do título pela Unesco, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional tombou o Plano Piloto de Brasília. A preservação, porém, não se limitou ao projeto de Lucio Costa.

Brasília tem 27 bens tombados individualmente pelo Iphan. Entre os mais representativos, estão o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. Ainda do governo federal, há os Palácios da Alvorada, do Jaburu, da Justiça e do Itamaraty e seus anexos.

Os tombamentos, no entanto, não se limitam a prédios da administração pública federal. A reportagem visitou dois locais que preservam a memória do presidente da República responsável pela construção de Brasília, Juscelino Kubitschek.

São eles o Memorial JK, no Eixo Monumental, museu projetado por Oscar Niemeyer para retratar as vidas pública e privada do político; e o Catetinho, primeira residência estabelecida por Juscelino Kubitschek em Brasília. O projeto também é de Niemeyer.

A influência de Oscar Niemeyer se estende também à religião. São projetos dele a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, sede da Arquidiocese de Brasília; e a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, na 308 Sul, primeiro templo em alvenaria a ser erguido na capital.

Há ainda o Memorial dos Povos Indígenas, no Eixo Monumental. Trata-se de outro projeto de Oscar Niemeyer, feito para valorizar a cultura indígena do País. Com informações da Agência Brasília.

Leia também: Jovem que desapareceu no Acre pode ter sido ajudado por espíritos

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

tech ESA Há 6 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Luto Há 8 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

mundo Titanic Há 8 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 5 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Casais famosos Há 38 mins

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 8 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina