Trabalhadores rejeitam plano e Alitalia arrisca falência

Acordo com sindicatos previa a demissão de quase 1 mil pessoas

© Reuters

Economia crise 24/04/17 POR Ansa

Por meio de um plebiscito, os funcionários da Alitalia rejeitaram um pré-acordo entre sindicatos e a diretoria que previa a demissão de quase 1 mil pessoas para salvar a maior companhia aérea da Itália da falência.

PUB

O "não" recebeu 6.816 votos (68%), contra 3.206 do "sim" (32%), abrindo caminho para a liquidação da empresa. A votação foi realizada entre 20 e 24 de abril, nos principais aeroportos do país, onde os trabalhadores puderam se expressar sobre o pacto, que foi mediado pelo governo e alcançado após semanas de negociações.

Em março passado, a Alitalia havia anunciado um plano industrial para o quadriênio 2017-2021 que previa cerca de 2 mil demissões, a maioria delas na equipe de terra e de escritórios. Após diversos protestos e uma greve de 24 horas em 5 de abril, a companhia aceitou reduzir o corte para 980 funcionários e assinou o pré-acordo com os sindicatos para submeter a medida a plebiscito.

O pacto também estabelecia o corte de um tripulante nos voos de longa distância e a diminuição dos dias de repouso do pessoal de bordo de 120 para 108 ao ano, com um mínimo de sete por mês. Ao todo, a empresa possui cerca de 12,5 mil trabalhadores, sendo que 5,2 mil integram a equipe de bordo.

Com a recusa do pré-acordo, o conselho de administração da Alitalia deve se reunir nesta terça-feira (25) para formalizar o pedido para que o governo nomeie um comissário para encerrar as atividades da empresa, vendê-la a uma terceira parte ou até deixá-la em funcionamento, tentando recuperá-la.

Devido ao fato de um eventual comprador ter de manter os 12,5 mil funcionários por pelo menos dois anos e ao elevado endividamento da companhia aérea, a hipótese mais provável é a da falência. Caso o "sim" vencesse, o conselho de administração se reuniria para autorizar uma recapitalização de 2 bilhões de euros, o que aumentaria sua liquidez.

Na semana passada, o ministro do Desenvolvimento Econômico Carlo Calenda já havia dito que uma eventual vitória do "não" causaria um "risco bastante concreto de liquidação da companhia" - o governo não tem a intenção de colocar mais dinheiro público no grupo.

Crise

Parcialmente privatizada, a Alitalia é comandada atualmente pela holding Compagnia Aerea Italiana (CAI), que detém 51% de seu capital, e pela empresa árabe Etihad Airways, dona dos 49% restantes. A segunda principal acionista da CAI é a empresa pública de correios Poste Italiane, com quase 19,48% de participação na holding, atrás apenas do banco privado Intesa Sanpaolo (20,59%).

Uma eventual quebra poderia ter repercussões negativas sobre o governo italiano, que ainda luta para tirar o país da crise e para reduzir seus elevados índices de desemprego, principalmente entre os jovens Em 2009, a Alitalia esteve para ser vendida para o grupo franco-holandês Air France-KLM, mas a operação foi bloqueada pelo então primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que reuniu um pool de empresas italianas - a CAI - para comprá-la. Contudo, nos anos seguintes, as firmas em questão não foram capazes de realizar os investimentos para levantar a companhia aérea.

Entre 2013 e 2014, a Alitalia ficou à beira da falência, porém foi salva por uma injeção de capital da Etihad, que passou a ter 49% de suas ações e prometeu recuperá-la. No entanto, a empresa italiana sofreu prejuízo de 400 milhões de euros em 2016, um resultado que é fruto de sua estratégia de apostar nas rotas de curta e média distância - menos lucrativas -, deixando de lado os trechos longos.

Além disso, a Alitalia não possui alianças com nenhuma outra grande companhia aérea europeia, o que dificulta a competição internacional contra grupos como Air France-KLM e Lufthansa. (ANSA)

LEIA TAMBÉM: Economia brasileira dá sinais de recuperação, diz presidente do BNDES

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 12 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 13 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 14 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 14 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 15 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 14 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 9 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 12 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 8 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico