Colombina? Pierrot? Conheça a origem das máscaras de Veneza

Além de ser um dos objetos mais cobiçados durante o carnaval em Veneza, as máscaras são também protagonistas no "Concurso da Máscara Mais Bonita"

© Reuters / Fabrizio Bensch

Lifestyle Curiosidades 30/04/17 POR Ansa

Uma das festas mais famosas do mundo, o Carnaval de Veneza, na Itália, chama a atenção de turistas e foliões pela sua histórica tradição de máscaras e fantasias.

PUB

+ Pharrell Williams é o rosto do novo filme da Chanel

Além de ser um dos objetos mais cobiçados durante o carnaval em Veneza, as máscaras são também protagonistas no "Concurso da Máscara Mais Bonita", que conta com um desfile em plena Praça São Marco.

A "Bauta", de cor branca e usada para cobrir o rosto inteiro, é um dos modelos mais usados. Todas, porém, são produzidas com cores vivas, como dourado ou prata, e tem adornos do estilo barroco. Couro, porcelana, acrílico, gesso ou pedras preciosas complementam o design.

As máscaras do Carnaval de Veneza são inspiradas nos principais personagens da famosa "Commedia dell'Arte", um gênero teatral que nasceu na Itália no fim do século XV e se espalhou pela Europa até o século XVIII.   

Na "Commedia dell'Arte", os atores faziam apresentações repletas de improvisações e sátiras sociais, com interação com o público.   

Os personagens interpretados nessas apresentações de rua acabaram influenciando os venezianos em fantasias de carnaval. Máscaras dos personagens passaram a ser usadas como uma forma de manter o anonimato em festas e algazarras, além de eliminar a diferença entre gênero e classe social, tema principal das das peças da "Commedia dell'Arte".   

Os personagens da "Commedia dell'Arte" são divididos em três categorias: os zanni, representando a classe social mais baixa, ou seja, os servos; os vecchi, pessoas da alta sociedade; e os innamorati, amantes dispostos a casar.    Dentro dessas categorias, os mais famosos são:

1) Pantalone:

O Pantalone teria sido um homem muito rico e, apesar da sua idade avançada, era famoso pelas suas aventuras sexuais. O personagem representa o conservadorismo hipócrita da sociedade. Esta é uma das máscaras venezianas mais conhecidas de carnaval.   

2) Brighella:

Pela história popular, Brighella era um trapaceiro, dissimulado e egoísta. Ele era responsável pela música e pela dança, e sempre carregava um violão. Sua máscara de carnaval representa um servo astuto e engenhoso.   

3) Arlecchino:

Esta é considerada a máscara mais popular de Veneza. Este personagem é o palhaço do elenco, principalmente por seu modo de caminhar que se assemelha à dança. Além disso, seu sotaque é próprio dos dialetos menos prestigiados da Itália.   

O servo de Pantalone, que é apaixonado pela Colombina, também é conhecido como "Arlequim" e é facilmente reconhecido por sua roupa branca e preta com estampas em forma de losango.   

4) Colombina:

Retratada como uma serva inteligente e habilidosa, a eterna amante de Arlecchino também era desejada por Pierrot.   

Colombina fazia uso de dialetos e, por diversas vezes, vestia roupas parecidas com a do palhaço. Sua máscara é repleta de elegância, pedras preciosas e penas.   

5) Il Dottore:

Este personagem é um farsante e pode se passar por médico, advogado ou qualquer outra profissão de prestígio. O seu figurino é composto por uma roupa negra. A máscara que representa o "doutor" cobre apenas o nariz e a testa e deixam as bochechas avermelhadas à mostra.    

6) Pulcinella:

Servo como Arlequim, porém astuto e covarde. Seu personagem tem como inspiração a cidade de Nápoles. A principal característica de sua máscara é o nariz longo e as roupas brancas.

7) Capitano:

O personagem se inspira nos soldados mercenários que invadiram a Itália. Sua máscara raramente é usada presa ao rosto.  

8) Pedrolino/Pierrot:

Este é o servo fiel. Forte, confiável, honesto e devotado a seu mestre. Além disso, é charmoso e carismático e usa roupas brancas folgadas com um lenço no pescoço. Pierrot é apaixonado por Colombina. Sua máscara retrata tristeza por ter seu coração partido, já que Colombina ama Arlecchino.   

9) Innamorati:

São jovens, virtuosos e perdidamente apaixonados. Os "amantes" usam os trajes mais belos e nunca usam máscaras no Carnaval de Veneza. Geralmente, cantam, dançam ou recitam poemas. (Luciana Ribeiro, para ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 10 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 19 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

justica Santos Há 15 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 18 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 13 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 19 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 12 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 12 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'