Conheça 10 destinos para 'caçar estrelas' ao redor do mundo

O "turismo estelar" tem feito cada vez mais sucesso

© iStock

Lifestyle Espaço 30/04/17 POR ANSA

Nada melhor para relaxar e esquecer qualquer problema do que observar o céu à noite, com todas as suas estrelas e fenômenos astronômicos, como chuvas de meteoros, eclipses e passagens de cometas. A olho nu ou com potentes telescópios, olhar todo o universo que existe além da Terra é mágico e pode ser uma boa atividade para se fazer até durante as férias. Por isso, conheça 10 lugares ao redor do mundo famosos pelo "turismo estelar".

PUB

Leia também: Confira 10 destinos para acampar com luxo

Cerro Paranal, Chile - No deserto do Atacama, no norte do Chile, encontra-se o Cerro Paranal, famosa locação para aventureiros. A região também hospeda, a 2.635 metros de altura, um grande observatório, administrado pelo European Southern Observatory e que conta com um telescópio enorme, de alta tecnologia e com quatro aparelhos óticos refletores. Com um clima seco, favorável à observação do céu também por não contar com muitas luzes artificiais de cidades e de estradas, a região desértica também oferece passeios noturnos especiais para se admirar as estrelas, que partem de municípios como São Pedro de Atacama.

Vale del Elqui, Chile - Ainda no Chile, cerca de 500 quilômetros a norte de Santiago, encontra-se o mágico Vale del Elqui, lugar onde a falta de iluminação artificial e a baixa poluição permitem que o céu seja observado perfeitamente. No local, diversos países instalaram seus telescópios em observatórios, como os de Cerro Tololo, Gemini Sur e La Silla. A região também conta com espaços de observação do céu mais voltados para turistas, como o de Cerro Mamalluca e o do Pangue, que organizam visitas guiadas todos os dias.

Roque de los Muchachos, Espanha - No pico vulcânico de Roque de los Muchachos, em La Palma, nas Ilhas Canárias, o céu é tão limpo de luzes artificiais e de poluição que, quando chega a noite, as estrelas quase podem ser tocadas com a mão. No local, a 2.420 metros acima do nível do mar e aos pés do Parque Nacional da Caldera de Taburiente, foi construído há 32 anos um dos maiores observatórios do mundo. O complexo astronômico conta com 15 potentes telescópios, como o italiano Galileo e o espanhol Grantecán, e é administrado por vários países europeus. Segundo especialistas, a área é ótima para se olhar o céu pela falta de perturbações, o que se deve à inversão térmica que os fortes ventos da região registram, que purificam o ar com uma espécie de filtro natural da poluição.

Mauna Kea, Havaí - O Havaí não é conhecido apenas pelas ondas perfeitas para o surfe. A ilha norte-americana conta com um belo observatório em cima do vulcão Mauna Kea, a 4.205 metros acima do nível do oceano. O espaço tem um diversificado conjunto de telescópios de vários países além dos Estados Unidos. Para visitar o local, os visitantes antes têm que fazer uma parada de ao menos 30 minutos em uma estação do distrito astronômico situada a 2.775 metros de altura para se acostumarem com a alta pressão atmosférica.

Socorro, Estados Unidos - Na estação de Socorro, a duas horas de carro de Albuquerque, cidade no estado norte-americano do Novo México, se encontra um sistema de potentes radiotelescópios (Very Large Array) com 27 antenas parabólicas que foram uma gigantesca letra Y. Mais do que observar o céu, os visitantes têm a oportunidade de conhecer o complexo, que também conta com um teatro, um museu e até uma loja de lembrancinhas, e que foi uma das locações do famoso filme "Contato", de 1997.

Mackenzie Region, Nova Zelândia - É em cima do Monte Cook ou Aoraki, na Nova Zelândia, que se encontra a maior "reserva do escuro" do mundo. A Aoraki Mackenzie International Sky Reserve conta com 4,3 mil quilômetros quadrados onde, graças à falta de luzes artificiais, a observação do céu é de tirar o fôlego. Da reserva é possível ver as Nuvens de Magalhães, duas estrelas anãs irregulares satélites da Via Láctea.

Galloway, Escócia - O Parque Florestal de Galloway é uma área natural de 77 quilômetros quadrados de vales repletos de árvores nas colinas do sul da Escócia. Este foi o ambiente escolhido pela International Dark-Sky Association como o melhor local para se observar as estrelas no país, a olho nu, apenas com binóculos ou com telescópios. Para a última opção foi criado o Scottish Dark Sky Observatory, que permite com que os visitantes observem os corpos celestes a partir de dois telescópios.

Alqueva, Portugal - O Portugal também conta com uma "Dark Sky Reserve". A região do Alentejo foi o primeiro lugar no mundo certificado pelo projeto da Unesco Starlight como destino para o "turismo estelar". Em uma área de 3 mil quilômetros quadrados que cobrem as cidades e vilas de Alandroal, Barrancos, Moura, Mourão, Reguengos de Monsaraz e Portel, aliás, a observação do céu estrelado é particularmente favorável e organizada por estruturas que hospedam os "astro turistas". Já ao longo da Alqueva Dark Sky Route existem estações astronômicas com telescópios e binóculos além de hotéis e pousadas para quem ama as estrelas.

Perinaldo, Itália - Na pequena cidade de Perinaldo, na região italiana da Ligúria, pode-se admirar a paisagem celeste do observatório G.D. Cassini, que possui vários instrumentos astronômicos, como um telescópio newtoniano e outros para observação do sol. Do lado do espaço, encontra-se um interessante museu e o "jardim das estrelas", uma esquina reservada para se obsevar o céu a olho nu.

Úmbria e Abruzzo, Itália - Outras duas regiões da Itália, a de Úmbria e de Abruzzo, também contam com ótimos lugares para se ver o céu. Na primeira, os montes Sibillini são os espaços mais isolados dos famosos Apeninos, que não contam com iluminação artificial e apresentam uma "escuridão certificada". O local já recebeu o certificado da Astronomitaly, a primeira rede de turismo astronômico do país. Já em Abruzzo, o observatório de Campo Imperatore, no Monte Gran Sasso, é localizado a 2,2 mil metros de altura e possui dois telescópios para observar supernovas. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

mundo Antártida Há 22 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Redes Sociais Há 21 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Luto Há 6 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 6 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech ESA Há 4 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

tech Ataque Há 3 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Challenger deep 26/04/24

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama Casais famosos Há 16 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 5 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina