Afinal, friagem causa gripe? Especialista explica

Conheça mitos e verdades sobre a infecção respiratória

© DR

Lifestyle Gripe 26/04/17 POR Notícias Ao Minuto

A chegada das temperaturas mais frias aumenta a frequência de infecções virais respiratórias, especialmente nas crianças. Quem fala sobre mitos e verdades é a pediatra Ana Laura Kawasaka, do Saúde4Kids. A médica lista algumas dúvidas frequentes e orienta:

PUB

Leia também: Pesquisadores explicam como evolui o gene que resiste a antibióticos

Friagem causa gripe?

Quem nunca ouviu: "Menino, se agasalha pra não pegar resfriado"? ou "Não pisa nesse chão gelado que vai ficar doente"! Mas será que é o frio que desencadeia a infecção? Na verdade, não. Gripes e resfriados são causados por vírus e não pelo frio. Estudos demonstraram que pessoas expostas a vírus, independente da exposição ou não ao frio, adoecem igualmente.

No passado, quando esses microorganismos ainda não eram conhecidos, as pessoas observavam que havia mais doenças no outono e no inverno e, com isso, acreditavam que eram a causa das doenças. Hoje sabemos que os vírus têm maior circulação neste período e que o frio leva as pessoas a se aglomerarem mais em lugares fechados, facilitando a disseminação de doenças. Além disso, o tempo seco, o ar frio e roupas guardadas no armário podem desencadear processos alérgicos que simulam infecções respiratórias.

Crianças que frequentam escola ficam mais doentes?

Sim, é verdade. São dois os motivos: a imaturidade do sistema imunológico e o contato próximo com outros adultos e crianças. Por vezes, a sensação é de que a criança está eternamente doente e que não melhorou, mas, na verdade, ela pega uma infecção atrás da outra e fica difícil delimitar os períodos de melhora e piora.

Crianças alérgicas tem mais infecção?

O tempo seco, o ar frio e roupas guardadas no armário podem desencadear processos alérgicos que simulam infecções respiratórias. É importante lembrar-se de lavar casacos e cobertores guardados no armário durante o verão, pois o acúmulo de poeira pode ser um grande vilão.

Que medidas são efetivas para evitar que a criança tenha infecções?

-Lavar as mãos frequentemente! Antes de comer, depois de usar o banheiro, depois de tossir ou espirrar, quando chegar da escola ou após brincar. Na presença de um adulto ou se a criança for maior, é possível usar álcool gel na higienização das mãos.

-Evitar ficar tocando partes do rosto, como boca, olhos e nariz.

-Cobrir tosses e espirros com lenços ou com o antebraço e não com as mãos.

-Evitar contato com pessoas doentes.

-Manter hábitos saudáveis: dormir bem, beber bastante água, comer verduras, legumes e frutas e praticar atividades físicas.

-Não compartilhar itens pessoais como escovas de dente, talheres e copos.

-Amamentação.

-Vacinação contra a gripe. São vários os vírus que causam resfriado ou gripe, mas para o influenza é possível a prevenção através da vacina.

-Escolher escolas com menos alunos por turma e bem ventiladas.

-Não expor crianças a fumaça de cigarro. Os filhos de fumantes adoecem duas vezes mais.

-Levar a criança ao pediatra periodicamente, mesmo que esteja bem. Ter um pediatra de confiança para recorrer em caso de dúvida é essencial, pois evita idas frequentes a prontos-socorros e uso desnecessário de antibióticos.

O que fazer quando a criança está com alguma doença respiratória?

Tanto para resfriados e gripes quando para bronquiolites, existem duas medidas muito importantes: lavagem nasal e inalação com soro fisiológico. Elas podem ser feitas várias vezes ao dia e são muito efetivas. Siga sempre as orientações do pediatra da criança! Veja neste link o vídeo com orientações para a lavagem nasal.

E os passeios e brincadeiras? É melhor não sair nessa época?

Não é necessário mudar a rotina da criança. Dê preferência a passeios em lugares abertos, mas não é necessário proibir lugares fechados, apenas ter mais cuidado. Lembre-se que esse contato da criança com infecções é que vai ajudar a amadurecer seu sistema imune, sem contar os benefícios para o desenvolvimento cognitivo e social. Portanto, deixe a criança brincar!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 17 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 16 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 20 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 15 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 17 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 19 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 17 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 19 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes