Ex-membros do EI podem ser agentes secretos que querem atacar a Europa

De acordo com o analista, é importante manter essa possibilidade em mente

© Reuters

Mundo Terrorismo 29/04/17 POR Notícias Ao Minuto

Um número crescente de combatentes estrangeiros está abandonando as fileiras do grupo terrorista Daesh, a medida que o auto-proclamado califado vai se desfazendo. Houve relatos de que pelo menos dois cidadãos britânicos e um cidadão americano deixaram recentemente o grupo e se renderam à polícia de fronteira turca.

PUB

Enquanto isso, dezenas foram apanhados nas últimas semanas, enquanto tentavam atravessar a fronteira. Há também um número desconhecido de combatentes que conseguiram se evadir da captura e atravessaram a fronteira com a Turquia em segurança.

 Esse fenômeno vem se ampliando desde o continuo colapso da capacidade do Daesh de manter o terreno conquistado na Síria e no Iraque.

Sputnik International conversou com Aymenn Jawad Al-Tamimi, pesquisador da ONG Middle East Forum (Fórum do Oriente Médio).

"Esta não é uma novidade. Os combatentes estrangeiros querem deixar o Estado Islâmico [Daesh] e isso acontece graças à uma variedade de razões. Uma das razões é a pressão militar que o grupo enfrentou. Essa pressão resultou em uma redução nos benefícios para os combatentes. Além disso, eles podem ter percebido que a vida sob o comando de terroristas não aquilo que eles pensavam que seria", disse Al Tamimi.

Segundo o interlocutor da agência, por enquanto, parece que principalmente os soldados comuns que estão tentando sair do grupo.

"A liderança talvez esteja mais empenhada em lutar até o fim e está preparada para aceitar a perda de territórios onde o grupo se reverterá em algum tipo de insurgência", disse o analista.

Al-Tamimi afirmou que exite um perigo com o retorno dos desertores aos seus países. Alguns deles podem estar partindo realmente por medo de serem processados por seus crimes. Outros, no entanto, podem estar fingindo ter deixado o Daesh, mantendo secretamente a fidelidade ao grupo.

"Eles poderiam, de fato, ser agentes secretos do Estado Islâmico e podem tentar realizar ataques na Europa, por exemplo", disse o analista.

Ele ainda disse que o grupo terrorista já anunciou que, em vez de desmoronar, terá agentes dedicados a realizar operações no Ocidente. De acordo com o analista, é importante manter essa possibilidade em mente.

Para enfrentar o fluxo de desertores que se aproxima, muitos estão prevendo uma "guerra de inteligência" no Ocidente, para descobrir terroristas entre os civis.

 Al-Tamimi disse que atualmente as agências de inteligência se sentem sobrecarregadas pelo número de pessoas que entram e "a falta de cooperação entre essas agências leva a uma redução de sua capacidade de rastreamento".

O especialista afirmou ser urgente que as agências de inteligência de diferentes países cooperem entre si e combatam o terrorismo que representa uma ameaça real não apenas no Oriente Médio, mas também na Europa.

Nos últimos meses, Daesh sofreu grandes perdas para as forças governamentais e seus aliados, tanto na Síria como no Iraque.

Mais cedo na quarta-feira, o Estado-Maior Geral russo disse que as formações do Daesh perto das cidades de Hama e Homs tinham sido inteiramente derrotadas.

Os militares acrescentaram que as forças do governo sírio também conseguiram estabelecer um controle completo sobre Palmira. (Sputnik Brasil)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 14 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 21 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 21 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 21 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 21 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 20 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 14 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda