MinC seleciona acervos documentais para Memória do Mundo

Projeto valoriza documentos de relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira

© Reprodução

Cultura MOwBrasil 29/04/17 POR Notícias Ao Minuto

O Ministério da Cultura (MinC) lançou edital MowBrasil para selecionar dez produtos documentais, entre textos, audiovisuais, iconográficos ou cartográficos para que sejam incluídos no Registro Memória do Mundo. O projeto busca proteger e estimular o acesso a acervos documentais. As inscrições vão até 31 de julho.

PUB

Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, de caráter individual ou em grupo.

Os documentos inscritos deverão ter relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira e serão avaliados pelo Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco (MOW Brasil).

O comitê levará em consideração o impacto e o significado do documento para a história e a cultura brasileira. Outros critérios são integridade, acessibilidade, autenticidade, unicidade e originalidade do documento.

O envio dos documentos para inscrição deve ser feito por e-mail em formato digital. É obrigatório o preenchimento do formulário de candidatura. Ao candidatar-se, o interessado autoriza o uso, para divulgação do Programa Memória do Mundo, de duas imagens, 30 segundos de áudio ou três minutos de imagem em movimento.

As candidaturas aprovadas serão divulgadas até o dia 6 de outubro.

Em 2016, o acervo de 458 trabalhos que pertenceu a um dos mais ativos pesquisadores sociais e etnográficos do País, o médico Arthur Ramos, escrito entre 1926 a 1949, foi um dos premiados. A coleção pertence desde 1956 à Biblioteca Nacional, instituição vinculada ao Ministério da Cultura.

O vasto arquivo contém correspondência do titular e de terceiros, recortes de jornais, folhetos, fotografias, originais manuscritos, pesquisas e estudos sobre educação, medicina legal, psiquiatria, psicologia, sociologia, antropologia, folclore e etnografia.

História

O Programa Memória do Mundo da Unesco – Mow (Memory of the World) pressupõe que o patrimônio documental mundial pertence a todos e deve ser preservado e acessível "de maneira permanente e sem obstáculos".

A iniciativa reconhece patrimônios documentais com relevância internacional, regional e nacional. Além de realizar registro com certificado, o programa facilita o acesso e preservação desse tipo de patrimônio.

Entre os documentos preservados com apoio do programa encontram-se a Bíblia de Gutenberg e a partitura original da 9ª sinfonia de Beethoven, ambos em arquivos alemães.

O primeiro documento em língua portuguesa que foi incluído no Registo da Memória do Mundo foi a Carta de Pêro Vaz de Caminha. As informações são do Portal Brasil e do Ministério da Cultura.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 4 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo Aviões Há 22 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil Herança Há 6 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil São Paulo Há 21 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Rio Grande do Sul Há 5 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Príncipe William Há 22 Horas

Príncipe William fala dos filhos e do estado de saúde de Kate Middleton

fama Brian McCardie Há 4 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

lifestyle Rosto Há 21 Horas

Sinais no rosto que podem indicar doenças: fique atento!

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS Há 3 Horas

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses

mundo Londres Há 4 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira