Pessoas devem parar de viver em guerra com seu corpo, diz nutricionista

O metabolismo foi formatado ao longo de milhares de anos, quando a falta de comida era comum e a busca por ela, uma atividade prioritária

© iStock

Lifestyle Dieta 03/05/17 POR Notícias Ao Minuto

Oscilar de peso várias vezes no ano passou a ser visto como algo normal, porém, o corpo não entende isso como normal. O normal de um ser humano que se alimenta bem seria ganhar um pouco de peso gradualmente ao longo dos anos, sem contar o período de gravidez no caso das mulheres, é claro. "Cada vez mais as pessoas estão em guerra com o corpo. Em vez de cuidar dele da melhor maneira possível, tentam obrigá- lo a seguir numa direção que ele muitas vezes não quer ir, porque sabe que não é a direção mais saudável", afirma a nutricionista franco-brasileira Sophie Deram, autora do livro "O Peso das Dietas" (editora Sensus).

PUB

Leia também: 8 dicas infalíveis para combater a celulite

Segundo a especialista, é preciso recuperar a confiança no corpo, aprender a cuidar bem dele, e transmitir essa mensagem às pessoas queridas, especialmente aos filhos, netos, sobrinhos e amigos que estão crescendo neste mundo de hoje. "Hoje, o recado que se recebe de todos os lados – jornais, revistas, televisão, profissionais de saúde, vizinhos – é que o corpo é modelável, que se pode ter o tamanho e a aparência que se deseja e que isso é só uma questão de controle e investimento", reflete.

O que mais se escuta o tempo todo é que é preciso fechar a boca e fazer exercícios, no entanto, tanto um quanto o outro aumentam o apetite, diz Sophie. Claro que é preciso ser ativo e fazer exercícios, mas, como tudo na vida, sem exagero. "Quanto a fechar a boca, após anos estudando a ciência da nutrição, sou contra fazer dieta restritiva, isto é, diminuir calorias ou eliminar grupos alimentares da alimentação, por exemplo, contar calorias ou deixar de ingerir carboidratos ou gorduras", continua a nutricionista.

Ela explica que o cérebro não percebe a perda de peso como um sucesso de beleza; percebe-a como um grande perigo, por isso, desenvolve mecanismos de adaptação para proteção. O cérebro vai aumentar o apetite, diminuir o metabolismo e aumentar cada vez mais a obsessão por alimento, justamente para que coma e não corra nenhum perigo de perder gordura.

"O metabolismo foi formatado ao longo de milhares de anos, quando a falta de comida era comum e a busca por ela, uma atividade prioritária. Quem sobrevivia naqueles tempos era quem tinha gordura. Ainda hoje, o cérebro enxerga a gordura como proteção. O cérebro é o maestro do corpo. Ele controla tudo: as emoções, a fome e a saciedade, ou seja, quando comer e quando parar de comer, o equilíbrio energético, isto é, o quanto vai armazenar de gordura e, mais interessante ainda, é o cérebro que controla o peso", afirma a especialista. O caminho para emagrecer de maneira suave e sustentável é um só. Retomando um dos prazeres mais importante da vida: o prazer de comer.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 19 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 21 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 17 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 21 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 21 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 20 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 22 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 22 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 20 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 22 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor