Conheça os hábitos diários que facilitam as doenças oculares

Crescimento de doenças crônicas afeta a visão

© iStock

Lifestyle SAÚDE OCULAR 03/05/17 POR Notícias Ao Minuto

A pesquisa Vigitel 2016 recentemente divulgada pelo Ministério da Saúde alerta para o crescimento da obesidade, hipertensão e diabetes no Brasil. De acordo com oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier o levantamento indica que a população deve estar mais atento à saúde ocular e fazer exames oftalmológicos anuais. Isso porque, estas alterações podem causar graves danos à visão.

PUB

Leia também: 4 fatores que podem desencadear câncer de pele

Retinopatia por hipertensão arterial

O oftalmologista observa que o crescimento da obesidade em 60% nos últimos 10 anos, apontado pela pesquisa, facilita o aparecimento da retinopatia hipertensiva. Isso porque, o excesso de gordura predispõe à hipertensão arterial que segundo a Vigitel teve um crescimento de 14% no mesmo período. Queiroz Neto ressalta que a soma da obesidade com a hipertensão arterial eleva o risco de contrair retinopatia hipertensiva. A doença, explica, é caracterizada pela obstrução dos vasos e artérias da retina, membrana no fundo do olho que grava as imagens transportadas ao cérebro pelo nervo óptico. "No início a retinopatia hipertensiva não tem sintomas" afirma. Ainda assim, pondera, o exame de fundo de olho pode revelar o estreitamento das artérias da retina antes de surgir qualquer alteração na visão. Os primeiros sinais da retinopatia hipertensiva são visão turva e diminuição do campo visual, mas só aparecem quando já avançou bastante.

Para prevenir a evolução que pode levar à perda da visão o oftalmologista recomenta acompanhamento oftalmológico anual, manter a pressão arterial sob controle através de atividades físicas, medicamento para hipertensão arterial e consumo moderado de sal.

Os efeitos da hipertensão mal controlada sobre a retina são a diminuição da circulação, enfraquecimento das paredes das artérias, hemorragia e edema na mácula, porção central responsável pela visão de detalhes, pontua o especialista. O tratamento de edemas e déficits de visão inclui aplicação de laser e injeções intravítreas de corticóide.

Catarata

Queiroz Neto adverte que o brasileiro consome o dobro de sal/dia que os 5 gramas preconizados pelo OMS (Organização Mundial da Saúde). Este consumo, ressalta, é ainda maior nos meses mais frios. O excesso de sal na dieta aumenta o risco de desenvolver hipertensão arterial e faz a catarata aparecer cada vez mais cedo no país. A doença, afirma, é a maior causa de cegueira tratável no mundo. Só no Brasil responde por 49% dos casos de perda da visão.

Embora não possa ser evitada por também estar relacionada ao envelhecimento, pode ser adiada. O único tratamento é a cirurgia que substitui o cristalino opaco por uma lente que é implantada no olho. O sal, explica, regula os fluídos e substâncias extracelulares no nosso organismo. O consumo abusivo antecipa a catarata porque dificulta a manutenção da pressão osmótica entre as células da lente natural do olho e forma depósitos que a tornam opaca.

Outro inimigo do cristalino apontado pelo oftalmologista e pela Vigitel é o excesso de açúcar. Só para se ter uma ideia, a pesquisa mostra que o diabetes cresceu quase 62% em 10 anos e hoje atinge cerca de 9% dos brasileiros. Queiroz Neto afirma que o diabetes é multifatorial. Pode estar relacionado à genética, estresse, excesso de bebidas alcoólicas, obesidade, hipertensão, dieta muito calórica que inclui alto consumo de açúcar, entre outros. O médico afirma que o diabetes também acelera a catarata por degenerar as células do cristalino.

Retinopatia diabética

Outra doença ocular que geralmente surge após 10 anos de convívio com a hiperglicemia é a retinopatia diabética, importante causa de perda da visão na terceira idade. O especialista diz que o diabetes lentamente obstrui os vasos da retina. Inicialmente leva à diminuição da visão e à formação de manchas quando atinge parte da mácula. Conforme evolui pode levar à formação de novos vasos. Por serem mais frágeis, estes neovasos podem romper e causar grande hemorragia no fundo do olho que leva à cegueira definitiva.

Queiroz Neto alerta que alguns alimentos aumentam o risco de obstrução dos vasos e artérias. São os que combinam glicose e frutose, como por exemplo os refrigerantes, sucos industrializados, entre outros. Isso porque, explica, quando este coquetel cai no fígado é convertido em gordura. Para manter a visão, recomenda manter a glicemia sob controle e checar a composição dos alimentos. Sempre que combinar açúcar e frutose representa um risco maior para a circulação, inclusive dos olhos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 14 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 15 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 16 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 16 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 17 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 16 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 11 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 10 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 14 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula