China tem cooperado com Pyongyang para contornar sanções econômicas

Em 2016, o Conselho de Segurança da ONU endureceu fortemente o regime de sanções contra Coreia do Norte, inclusive tomou medidas na área comercial

© Reuters

Mundo Coreia do Norte 08/05/17 POR Sputnik Brasil

O jornal norte-americano Wall Street Journal afirmou que uma empresa estatal chinesa teria mantido uma parceria com uma empresa norte-coreana, sancionada pela ONU desde 2009 por sua ligação com o programa nuclear de Pyongyang.

PUB

Em 2008, a empresa chinesa Limac Corporation e a Ryonbong General Corporation norte-coreana acordaram criar uma empresa conjunta para produzir tântalo, nióbio, zircônio e minerais necessários não só para construir computadores e celulares, mas também para construir reatores nucleares e mísseis, escreveu o jornal norte-americano.

A edição destaca que a cooperação não foi divulgada anteriormente, porém, a façanha realizada entre China e Coreia do Norte mostra quão fácil foi para Pyongyang contornar as sanções ao efetuar negócios com empresas chinesas — "artéria vital" de Pyongyang.Em fevereiro, especialistas da ONU apresentaram um relatório sobre Coreia do Norte ter recebido peças de mísseis e aviões leves através da China, tendo, assim, acesso ao sistema financeiro internacional por empresas fictícias.

De acordo com o Wall Street Journal, EUA introduziram sanções contra a norte-coreana Ryonbong em 2005, pois ela estaria relacionada a armas de destruição em massa. Quanto à ONU, esta organização introduziu sanções contra a Coreia do Norte um pouco depois, ou seja, em 2009.

Até agora, não está clara a dimensão das atividades da empresa conjunta Limac-Ryonbong. A ligação entre as duas empresas foi detectada pela Sayari Analytics, que realiza inteligência financeira e trabalha para o setor bancário e clientes do governo norte-americano.

A edição frisa que não conseguiu receber comentários da Ryongbong, enquanto a empresa chinesa destacou em um e-mail que ela "nunca iniciou atividades comerciais de caráter permanente", sendo que a partir de 2009 a própria Limac tentou fechar a empresa conjunta.

A tensão ao redor da península Coreana tem aumentado nos últimos meses devido a uma série de testes de mísseis norte-coreanos. Os EUA afirmam que não excluem a opção militar da resolução do conflito com a Coreia do Norte, mas pretendem focar em uma pressão econômica contra Pyongyang através de sanções.

Em 2016, o Conselho de Segurança endureceu fortemente o regime de sanções contra Coreia do Norte, inclusive tomou medidas na área comercial, nas exportações de matérias-primas, na compra de armas e no setor bancário, para fazer com que Pyongyang interrompa seu programa nuclear e o de mísseis. Com informações do Sputnik Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 8 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 13 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

mundo Miami Há 17 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 16 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 11 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 17 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 10 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

fama Rio de Janeiro Há 17 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'