Assembleia afirma que Constituinte de Maduro é ilegal

Entre os principais pontos dessa Constituinte, há mudanças na forma de eleger candidatos, que seria transformado em votos por "setores" - o que diminuiria a força da oposição nas urnas

© Dr

Mundo Direitos Humanos 10/05/17 POR Ansa

A Assembleia Nacional da Venezuela aprovou no fim da noite desta terça-feira (8) um acordo sobre a "inconstitucionalidade e nulidade" da convocação de uma Assembleia Constituinte pelo presidente Nicolás Maduro.

PUB

A Casa, que tem dois terços de representantes da oposição, chamou a convocação de Maduro de "fraudulenta" e destacou que o debate não conta com a participação da população.

Durante a sessão, que não contou com nenhum deputado pró-governo, o texto apresentado por Omar Barboza destacava que o atual mandatário apenas convocou a Constituinte "para ganhar tempo e assim manter-se no poder".

"O único caminho para a paz é o respeito à Constituição e um cronograma eleitoral para que o povo decida. Esse povo não vai se entregar e esta Assembleia vai cumprir o papel que lhe corresponde, que é defender os direitos de nossos eleitores", destacou Barboza.

O acordo aprovado na Assembleia Nacional exige do poder eleitoral o respeito à soberania popular e abster-se de dar andamento ao pedido de Constituinte, além de denunciar a violação dos direitos políticos dos venezuelanos na Procuradoria Geral, na Defensoria Pública e perante a organismos internacionais como a Comissão dos Direitos Humanos e a Organização dos Estados Americanos (OEA). Desta última, Maduro anunciou a saída da Venezuela.

Entre os principais pontos dessa Constituinte, há mudanças na forma de eleger candidatos, que seria transformado em votos por "setores" - o que diminuiria a força da oposição nas urnas.

Em defesa da Constituinte, o vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Diosdado Cabello, afirmou que a oposição que impedir a "revolução" com a série de protestos convocados nos últimos 30 dias.

"Se eles não querem a Constituinte é porque ela é boa para o povo. Se a direita diz que a Constituinte não é adequada para solucionar a crise que eles mesmos criaram, seguramente, essa é a solução adequada", afirmou. Com informações da Ansa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 8 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 9 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 10 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 10 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 11 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 10 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 8 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 8 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 11 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia