Fluxo nos shoppings tem maior alta em 2 anos, revela Ibope

"O consumidor já está com um pé dentro do shopping e a bandeira é verde para as compras", afirma Márcia Sola, diretora executiva do Ibope Inteligência

© Pixabay

Economia Atividades 11/05/17 POR Estadao Conteudo

O fluxo de pessoas circulando nos shoppings espalhados pelo País surpreendeu em abril: cresceu 3,4% em comparação com o mesmo mês de 2016 e registrou o maior aumento dos últimos dois anos, aponta o índice que mede a atividade comercial em shoppings, apurado pelo Ibope Inteligência e a Mais Fluxo, que monitora 123 shoppings.

PUB

"O consumidor já está com um pé dentro do shopping e a bandeira é verde para as compras", afirma Márcia Sola, diretora executiva do Ibope Inteligência. Ela acredita que o maior fluxo de pessoas em abril dentro dos shoppings é um indicador de que o Dia das Mães deste ano pode voltar ao azul, depois do tombo nas vendas de 2016. O Dia das Mães é a segunda melhor data do varejo, depois do Natal.

Para Márcia, o desempenho de abril no fluxo dos shoppings superou as expectativas. Em março, o resultado do indicador já havia sido ligeiramente positivo em 0,6% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. A última elevação dessa magnitude, 3,4%, ocorreu em abril de 2015.

Maior confiança do consumidor e a liberação dos recursos das contas inativas do FGTS são, segundo a diretora do Ibope, os fatores que estariam sustentando essa reversão nas expectativas do varejo.

Fábio Bentes, economista sênior da Confederação Nacional Comércio (CNC), concorda com Márcia e acrescenta outro fator que, segundo ele, é decisivo para o consumo: a desaceleração da inflação. Um levantamento feito pelo economista mostra que os preços de produtos e serviços dos 19 itens mais vendidos no Dia das Mães registraram em 12 meses, até abril, alta de 4,6%, a menor variação em dez anos. A CNC projeta um avanço de 3,8% nas vendas do Dia das Mães, ante a queda de 9% que houve em 2016.

Popular

Um recorte do indicador de fluxo de pessoas nos shoppings mostra que houve crescimento significativo nos centros de compras populares. Em abril, os shoppings voltados para as classes B e C registraram um número de visitantes 6% maior do que no mesmo mês ano passado. "Esses foram os shoppings que mais perderam vendas nos últimos meses", observa Márcia, atribuindo essa reação, em parte, ao saque dos recursos do FGTS. Já nos shoppings voltados para as camadas com maior poder aquisitivo o fluxo de visitantes foi mantido no período. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 11 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 11 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 11 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

fama Demi Moore Há 10 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 10 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 10 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil Brasil Há 10 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

mundo Aviões Há 4 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 10 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa

brasil São Paulo Há 3 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts