Doença Renal Crônica: conheça os principais sintomas

Doença atinge cerca de 10% dos adultos no mundo

© iStock

Lifestyle FUNÇÃO HEPÁTICA 12/05/17 POR Notícias Ao Minuto

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a Doença Renal Crônica (DRC) atinge cerca de 10% dos adultos no mundo. Muito presente em idosos, ela consiste em uma lesão e perda progressiva e irreversível da função dos rins.

PUB

Leia também: 6 regras de etiqueta para quem vai visitar bebês recém-nascidos

“O trabalho renal é prejudicado, não conseguindo remover os resíduos e excesso de água do organismo”, explica a nefrologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Dra. Monica Dias. De acordo com a também nefrologista da mesma instituição, Dra. Kikumi Ozaki, os principais motivos causadores da DRC são hipertensão arterial, diabetes e histórico familiar de insuficiência renal. Ainda, há outras condições que podem gerar a doença, como infecção urinária de repetição e uso excessivo de analgésicos.

“Maus hábitos e sedentarismo também são grandes inimigos dos rins, dentre eles o tabagismo e a obesidade. Manter uma alimentação saudável ajuda muito a preservar a função renal”, alerta Dra. Kikumi. Dentre os hábitos prejudiciais mais cometidos pela população e que podem ocasionar Doença Renal Crônica estão o excesso de refrigerantes, a retenção por muitas horas da urina, pouca ingestão de água, colocar elevadas quantidades de sal na comida e excesso de consumo de proteína animal.

Conforme Dra. Monica, a estimativa é de que a enfermidade afete um em cada cinco homens (20%) e uma em cada quatro mulheres (25%) com idade entre 65 e 74 anos. Para detectar a doença, é necessário ficar atento a alguns sinais, como mal-estar, perda de peso, perda de apetite, náuseas e vômitos pela manhã, hálito com cheiro de amônia, fácil aparição de hematomas ou hemorragia, soluços frequentes, baixo nível de interesse sexual e impotência, distúrbios do sono e inchaços de mãos e pernas.

Caso seja identificado algum dos sintomas acima, é aconselhável a realização de exames prescritos por um nefrologista para avaliação do rim. Quanto antes diagnosticada a DRC, maior a probabilidade de retardar o desenvolvimento da doença, não chegando à fase terminal de insuficiência renal crônica. “Neste estágio, os rins já perderam o controle de sua função, tornando obrigatória a filtração de maneira artificial do sangue, mais conhecida como diálise, ou transplante renal. Por isso, para preservarmos os trabalhos do rim por bastante tempo é extremamente importante cuidarmos dele desde jovens”, finaliza Dra. Monica.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Argélia Há 17 Horas

Homem desaparecido há 27 anos é encontrado vivo na casa do vizinho

mundo Chile Há 19 Horas

Mulher fica pendurada seminua em portão em tentativa de furto; vídeo

mundo CARTAGENA Há 19 Horas

Brasileiro vence concurso internacional e é eleito o mais bonito do mundo

fama Suri Cruise Há 17 Horas

Suri troca sobrenome e estreia no teatro, distanciando-se de Tom Cruise

fama Saúde Há 18 Horas

Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS

justica Goiás Há 19 Horas

Mãe é presa ao tentar afogar a filha de seis meses em piscina; vídeo

fama Anya-Taylor Jo Há 16 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 13 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 10 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

mundo Espanha Há 18 Horas

Faxineira de 61 anos posta vídeos dançando no trabalho e é despedida