Estômago dilatado: problema é comum, mas pode ter várias causas

Médica radiologista explica por que o ultrassom é fundamental nesses casos

© iStock

Lifestyle SAÚDE 12/05/17 POR Notícias Ao Minuto

Estômago dilatado é um termo popular muito utilizado quando há uma distensão de abdome. Ou seja, não necessariamente o problema está relacionado ao estômago, mas a uma de tantas doenças e condições que podem causar esse aumento no volume abdominal. As primeiras causas a se considerar são problemas digestivos, como intolerância à lactose, síndrome do intestino irritável ou constipação. Excesso de gases também é outra condição que leva ao aumento do abdome.

PUB

Leia também: 7 dicas importantes sobre hérnias da parede abdominal

Menos comum, mas ainda possível, a distensão abdominal pode estar associada a cistos ovarianos ou a alguns tumores. Neste caso, o acúmulo de líquidos na cavidade abdominal (ascite) é mais frequente em pacientes com câncer de pâncreas, mama, cólon, ovário e colo do útero. Até mesmo cirrose pode estar relacionada com o problema. Por isso, além de verificar se esse sintoma vem acompanhado de outros, como febre, dor, náuseas e diarreia, é importante consultar um médico e fazer exames para chegar a um diagnóstico preciso.

De acordo com a médica radiologista Viviane Habib, do CDB Medicina Diagnóstica, em São Paulo, um dos primeiros exames indicados para investigar um desconforto abdominal é o ultrassom. “Além de ser um exame bastante acessível em qualquer localidade do país, e não usar radiação ionizante como no raio-X, as imagens do ultrassom são capturadas em tempo real, mostrando a estrutura de diversos órgãos, bem como seu fluxo sanguíneo. É especialmente indicado para avaliar o funcionamento de rins, fígado, vesícula, pâncreas, baço e aorta abdominal. Sendo assim, o ultrassom contribui também para o diagnóstico de pedra nos rins ou na vesícula biliar, bem como aneurisma de aorta”.

Viviane adverte que as pessoas não devem encarar a distensão abdominal como normal e devem sempre consultar um médico, já que pode estar associada a doenças sérias e que dependem de diagnóstico precoce para que o tratamento seja o mais bem-sucedido possível. “O exame de US pode auxiliar o diagnóstico inicial preciso, como cálculos na vesícula e nos rins, cirrose hepática, apendicite e presença de ascite, entre outros. Já se houver indícios de doenças que exigem um diagnóstico mais apurado, como tumores, outros exames poderão ser solicitados para complementar o diagnóstico e estadiar a doença”.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 12 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 10 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 13 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 10 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 9 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 12 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 10 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 5 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 5 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 8 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada