Qual a escala do ciberataque que afetou ao menos 74 países?

A expectativa é de conseguir identificar os responsáveis pelo ataque do tipo ransomware, uma espécie de vírus que bloqueia o computador da vítima e pede um resgate

© Pixabay

Tech dúvida 13/05/17 POR Notícias Ao Minuto

Especialistas em segurança digital se reuniram neste sábado (13) para discutir o impacto global do ataque cibernético contra dezenas de países, governos e empresas ocorrido nesta semana.

PUB

A expectativa é de conseguir identificar os responsáveis pelo ataque do tipo ransomware — uma espécie de vírus que bloqueia o computador da vítima e pede um resgate. Os usuários atingidos recebiam um pedido de dinheiro que aumentava conforme o passar do tempo sob a ameaça de que os seus arquivos seriam destruídos se o pagamento não fosse feito. Os relatos são de que o valor começava em 300 dólares.

"O ataque recente está em um nível sem precedentes e exigirá uma investigação internacional complexa para identificar os culpados", disse a Europol, agência policial da Europa.

Mikko Hypponen, chefe de pesquisa da F-Secure, disse à agência AFP que a investida hacker foi "o maior ataque do gênero na história", afirmando que 130 mil sistemas em mais de 100 países foram afetados.

Ele disse que a Rússia e a Índia foram particularmente atingidas já que o Windows XP ainda é altamente utilizado nestes países. A Microsoft, fabricante do software, disse que a situação era "dolorosa" e que estava tomando "todas as ações possíveis para proteger nossos clientes". 

Já a empresa Symantec, uma das líderes do mercado de segurança digital, afirmou que a maioria das organizações afetadas está na Europa e que o ataque não teve alvos específicos

É possível que o ataque tenha usado uma ferramenta da própria Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) que vazou.

Nos Estados Unidos, a companhia de logística FedEx reconheceu ter sido atingida pelo malware e disse que estava "implementando reparos o mais rápido possível". A montadora francesa Renault foi forçada a parar a produção nas fábricas na França, Eslovênia e Romênia, afirmando que a medida visava impedir que o vírus se espalhasse. 

O Ministério do Interior russo disse que alguns de seus computadores foram atingidos por um "ataque de vírus" e que os esforços estavam em andamento para destruí-lo. Com informações do Sputnik Brasil.

LEIA TAMBÉM: Ciberataque não comprometeu dados da administração federal, diz GSI

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 15 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

fama Luana Piovani Há 15 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

mundo Bioparc Há 12 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

justica Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

mundo Polícia Há 6 Horas

'Menina lobo' que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

lifestyle Peso Há 14 Horas

Quatro hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo e a emagrecer

justica Santa Teresa Há 14 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

mundo EUA Há 9 Horas

Mulher persegue ladrão e provoca acidente para reaver bolsa roubada

fama Hilary Duff Há 15 Horas

Hilary Duff dá à luz seu quarto bebê, em parto domiciliar na banheira

mundo Acidente Há 14 Horas

Caminhão colide de forma violenta contra ponte em rodovia dos EUA