Delação virou saída para reduzir pena, diz Jacques Wagner sobre Palocci

Ex-ministro do governo Dilma e ex-governador da Bahia participou do Brazil Forum, série de debates realizada neste fim de semana em Londres e Oxford

© Agência Brasil

Política Opinião 14/05/17 POR Folhapress

Dias após Antonio Palocci decidir fazer uma delação premiada, o ex-ministro petista Jacques Wagner disse em Oxford estar tranquilo quanto ao conteúdo possivelmente revelado. Assim como devem estar tranquilos, ele afirmou à reportagem, os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

PUB

Wagner, ex-ministro do governo Dilma e ex-governador da Bahia, participava do Brazil Forum, série de debates realizada neste fim de semana em Londres e Oxford.

"Eu não sei o que ele vai falar. Se alguém pode estar tenso, é quem teve relacionamento com ele", disse.

"É difícil que o Lula tenha preocupação. O Lula e a Dilma."

"A coisa do Lula não é o patrimônio. É muito mais fazer política. Inventaram um triplex, um sítio. Dizem que há milhões em uma conta no exterior. Cadê a conta?".

Questionado sobre as razões que levaram Palocci - ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil - à delação, Wagner disse não existir surpresa. "No sistema jurídico que vivemos, a delação virou a única saída para não ficar preso por muito tempo."

Réu em dois processos em Curitiba, Palocci teme que suas penas possam ultrapassar os 30 anos de prisão. A negociação do acordo será feita pelos advogados Adriano Bretas e Tracy Reinaldet.

INTRIGA

Após falar com a reportagem, Wagner participou de uma mesa com o ex-governador Ciro Gomes (PDT) e Timothy Power, diretor de estudos brasileiros em Oxford.

O tema do debate era o futuro da política após o impeachment e a Lava Jato. No sábado, o juiz Sergio Moro e o ex-ministro José Eduardo Cardozo, do PT, haviam falado entre vaias e aplausos.

"Querem transformar a política em uma torcida organizada de futebol", disse Wagner, criticando a crescente polarização brasileira.Wagner criticou também a existência do cargo de vice-presidente, que descreveu como "gasto de dinheiro" e "fórum de intriga".

No caso do afastamento de Dilma, ele disse que teria sido melhor haver eleições antecipadas. "Vice-presidente, vice-governador e vice-prefeito só servem para tramar", disse.

"Com a rapidez em que a gente chega de avião, não tem sentido ter um vice."Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência, disse ao público -como já havia feito antes- que "o Brasil está sob um golpe de Estado", criticando o afastamento da presidente Dilma Rousseff .

"O Brasil é um país autoritário. Nós não temos quase nenhuma tradição democrática."

Ele afirmou que o Brasil "está rachado entre diferenças de opinião e moralismos de goela" e que "a única reforma que Michel Temer não vai poder desfazer é a tomada de três pinos, mais nada."

ATRITOS

O debate entre Wagner e Gomes não teve grandes demonstrações políticas da plateia, ao contrário do dia anterior, quando Moro e Cardozo causaram comoção. Em outra mesa, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso foi chamado de "golpista".

Já o ex-ministro Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, foi chamado de "demagogo". Ananias havia feito duras críticas às reformas implementadas pela gestão do presidente Michel Temer.

"Do que Karl Marx e Rosa Luxemburgo não conseguiram me convencer, esse governo golpista conseguiu."

O Brazil Forum, voltado a estudantes brasileiros no Reino Unido, foi organizado em parceria com a embaixada brasileira e firmas como Latam e Uber, entre outras. Com informações da Folhapress.

Leia também: 'Que se ferrem os que têm de pagar', diz Ciro sobre Palocci delatar

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 23 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 21 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 23 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 23 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 22 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 14 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 17 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

lifestyle Peso Há 23 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Redes Sociais Há 14 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Emergência Médica Há 22 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave