Mulher comemora Dia das Mães após enfrentar câncer na gestação

Quando estava no 4º mês de gestação, ela descobriu o câncer de mama

© iStock

Lifestyle MATERNIDADE 15/05/17 POR Notícias Ao Minuto

Tudo começou com um aborto espontâneo. A Psicóloga Aline Borges de Araújo procurou um médico para investigar as causas do problema e descobriu que a endometriose a impedia de manter uma gestação. Fez logo um procedimento cirúrgico, mas não sabia que esse era apenas o primeiro obstáculo de um longo caminho até a maternidade.

PUB

Leia também: Com câncer terminal, mulher realiza sonho de usar vestido de noiva

Quando estava no 4º mês de gestação, ela descobriu o câncer de mama. O tratamento foi feito durante a gravidez. Aline fez quimioterapia e quando estava com 34 semanas precisou realizar um parto prematuro para dar sequência ao tratamento e não colocar em risco a saúde do bebê. Depois do parto, continuou o tratamento contra o câncer. Enfrentou novas complicações, precisou fazer mais uma cirurgia, teve dificuldades de cicatrização e agora faz radioterapia. Mas nada disso tira dela a vontade de comemorar o primeiro dia das mães com a filha.

"O importante é que mesmo depois de todos esses obstáculos, a Ana Victória está comigo. Ela completou 11 meses e é uma menina linda e muito saudável", afirma emocionada. A equipe da clínica Mãe, especializada em Reprodução Humana, esteve sempre ao lado de Aline e acompanhou cada etapa do processo. A especialista em Reprodução Humana, Dra. Paula Fettback, diz que fez o diagnóstico da endometriose e que o câncer foi descoberto num auto-exame.

"A Endometriose está entre as principais causas da infertilidade feminina. O Câncer de mama, não. Mas há um risco grande de infertilidade após a quimioterapia. Durante a quimioterapia não é aconselhável a estimulação da ovulação. Por isso o mais indicado para a mulher é fazer a criopreservação para armazenar os óvulos saudáveis antes do tratamento", explica a Dra. Paula.

O que é Criopreservação

A Criopreservação ou Congelamento de embriões é a técnica mais consagrada de preservação da fertilidade. Óvulos obtidos usualmente através de estímulo ovariano são fertilizados em laboratório e os embriões resultantes são congelados. As taxas de gestação, fruto de embriões congelados, se aproximam daquelas resultantes de embriões transferidos a fresco (não congelados).

“ A principal desvantagem da fertilização prévia do óvulo é que ela não possibilita à mulher definir posteriormente o “pai biológico” de sua prole. Isto é, a mulher que realizará esta técnica deve ter um parceiro já definido ou utilizar esperma doado”, esclarece o especialista em Reprodução Humana, Dr. Alfonso Massaguer, diretor responsável pela clínica Mãe de Medicina Reprodutiva.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 15 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 13 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 6 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 14 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 15 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 15 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 15 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

esporte Óbito Há 6 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

justica Paraíba Há 13 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

mundo EUA Há 12 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma