Obesidade infantil é perigo para a saúde do coração; saiba mais

Hipertensão, colesterol elevado e desenvolvimento de doença coronariana são alguns malefícios que a obesidade infantil pode trazer

© iStock

Lifestyle MÁ ALIMENTAÇÃO 16/05/17 POR Notícias Ao Minuto

A má alimentação na infância causa diversos problemas de saúde, entre eles, a obesidade infantil. E de acordo com dados divulgados este mês pelo Ministério da Saúde, o número de obesos no Brasil cresceu 60% nos últimos 10 anos, o que tem ligação direta com a presença da obesidade na infância. Além disso, devido ao aumento da obesidade, cresceu também o número de pessoas que sofrem com diabetes, infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial, esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado) e câncer, já que a gordura visceral tem efeitos inflamatórios e intensificam as chances dessas complicações se desenvolverem.

PUB

Leia também: Aprenda 6 receitas fit de nutricionistas das famosas para emagrecer

Segundo o cirurgião cardíaco de São Paulo, Marcelo Sobral, a obesidade é uma grande vilã para a saúde das crianças, pois pode desencadear distúrbios considerados de adultos. “O excesso de peso pode ser responsável por problemas de hipertensão, colesterol elevado e desenvolvimento de doença coronariana devido à gordura que, em excesso, acaba se acumulando nas paredes das artérias e aumenta o risco desses problemas cardiovasculares", alerta o especialista.

A prevenção ainda é o melhor remédio e no caso da obesidade ela deve começar ainda nos primeiros anos de vida, pois pode ajudar a evitar as doenças cardíacas na fase adulta. O especialista explica a importância dos pais e responsáveis ficarem atentos aos hábitos dos pequenos e incentivarem a prática de atividades físicas. Segundo um estudo feito pela Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade JohnsHopkins, se todas as crianças e adolescentes praticassem pelo menos 25 minutos de atividades físicas três dias por semana, resultaria em menos 340 mil jovens obesos ou com sobrepeso, uma redução de mais de quatro pontos percentuais no índice atual.

“Para evitar a obesidade, o ideal é que os pais reforcem a pratica de atividades físicas, diminuam o tempo de TV, videogames e jogos em celulares, estimulem o consumo de alimentos saudáveis como frutas e verduras, e o mais importante: servir de exemplo para a criança”, finaliza Sobral.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

tech ESA Há 5 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Luto Há 7 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 8 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 4 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 17 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 7 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina