Ex-ministro de Temer critica presidente e defende 'refundação' do país

Calero deixou o governo após acusar o ex-ministro Geddel Vieira Lima de pressioná-lo a produzir parecer técnico para viabilizar empreendimento na Bahia

© Acácio Pinheiro/Minc

Política calero 18/05/17 POR Folhapress

Em meio à maior crise enfrentada por Michel Temer desde que assumiu o Palácio do Planalto, o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero criticou o presidente e disse que é hora de "refundar" o país "com novos valores e novos objetivos".

PUB

O peemedebista, que deixou o cargo após gravar diálogo com o presidente, afirmou que o Brasil vive "tempos sombrios" e lamentou o que chamou de modus operandi "de nossa triste e ultrapassada elite política".

Calero deixou o governo após acusar, em entrevista à Folha de S.Paulo, o ex-ministro Geddel Vieira Lima de pressioná-lo a produzir parecer técnico para viabilizar empreendimento no qual o chefe da Secretaria de Governo tinha apartamento na Bahia.

Para provar a pressão, ele gravou conversas com Geddel e com o próprio presidente, que chamou a iniciativa de "agressiva" e "clandestina".

"Michel Temer, que admitira sua atuação no caso e chegou a sugeriu que eu havia me confundido, classificou minha conduta como gravíssima e me apontou indigno. Exatos seis meses depois, entendemos de maneira ainda mais clara não apenas a razão dessa ferocidade, mas, especialmente, o modus operandi de nossa triste e ultrapassada elite política", escreveu nas redes sociais.

Para ele, é necessário encarar os "tempos sombrios" como a chance de um recomeço e de refundação do país. "Uma República em que prevaleça a boa política, o embate de ideias, a composição de legítimos interesses sociais, a busca do bem comum e não o compadrio, a apropriação da coisa pública, o tráfico de influência, a corrupção", disse.

O presidente está reunido neste momento com a equipe de comunicação para definir a linha do pronunciamento que pretende fazer.

A ideia é que ele peça cautela, defenda que o pais não pode parar e critique o fato de se gravar um presidente sem autorização.

Inicialmente, o peemedebista avaliava fazer o discurso público no final da manhã. Com a possibilidade de divulgação de novos diálogos, o presidente preferiu aguardar até o final da tarde. Com informações da Folhapress.

LEIA TAMBÉM: PSDB deve romper com governo Temer e defender eleições indiretas

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 23 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 1 Hora

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 23 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 15 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 23 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 23 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

esporte Arábia Saudita 02/05/24

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens

fama MADONNA-CANTORA Há 16 Horas

Madonna pede para aprovar figurino de Anitta antes do show em Copacabana

economia INSS Há 22 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

fama Bruna Biancardi 02/05/24

Bruna Biancardi posta foto de quando era bebê e se compara a Mavie