Metade dos empregos no Brasil já poderiam ser substituídos por robôs

oOpinião é do economista Bruno Ottoni, pesquisador de economia aplicada do Instituto Brasileiro de Economia da FGV

© The People Speak 

Tech entrevista 18/05/17 POR Notícias Ao Minuto

Cada vez mais a sociedade terá que se conscientizar que automação veio para ficar e que vai exigir uma substituição crescente do homem pela máquina não só na indústria, como em diversos setores. A opinião é do economista Bruno Ottoni, pesquisador de economia aplicada do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV).

PUB

Em entrevista à Sputnik Brasil, Otonni comenta o estudo divulgado pela consultoria McKinsey que mostra que metade dos postos de trabalho no Brasil, ou cerca de 53,7 milhões, já poderiam ser substituídos hoje por alguma espécie de robô. A indústria, com 69% do total de postos, é o segmento onde a automação tem mais chances de crescer, seguida pelos ramos de hotelaria e alimentação (63%) e transporte e armazenamento (61%). Essa reestruturação de funções, segundo a consultoria, será tão importante quanto a promovida pela chamada revolução verde na agricultura, em meados do século passado.

"A automação é um fenômeno mundial. O processo de aprimoramento dos robôs está permitindo que eles ocupem cada vez um número maior de tarefas. No caso do Brasil, temos um grande número de tarefas que são levadas a cabo por trabalhadores menos qualificados, com um nível educacional mais baixo e que estariam mais sujeitos a esse tipo de substituição. Se queremos preservar postos de trabalho e entrar na economia do século 21, precisamos pensar em qualificar cada vez melhor nossa mão de obra", afirma Ottoni.

O estudo da McKinsey — feito em 54% países, representando 78% do mercado de trabalho mundial — revela que quase 60% das profissões em todo o mundo poderiam ter 30% de suas operações automatizadas, e que, entre 2036 e 2066, metade dessas substituições deverá estar concluída, afetando 1,2 bilhão de trabalhadores no planeta, com um ganho de produtividade de 0,8% a 1,4% no período. O problema, segundo muitos especialistas, é o custo social dessa substituição. No ano passado, o tema foi discutido no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, e as conclusões não foram animadoras: a automação pode causar o fechamento de 7,1 milhões de empregos no mundo até 2020, gerando apenas 2 milhões de novos postos de trabalho.

O pesquisador do Ibre-FGV, porém, vê um lado positivo na substituição, a necessidade de programas de qualificação da mão de obra, permitindo que mais pessoas possam deixar emprego de baixa qualificação para outros com maiores exigências e mais seguros em termos de empregabilidade. O economista também observa que a automação não é um processo recente. Segundo Ottoni, ele existe desde o início da revolução industrial e ela tem ajudado na medida em que a qualidade de vida da humanidade aumentou muito.

Para alcançar esse objetivo, o economista do Ibre-FGV ressalta a importância de se apoiar a criação de centros técnicos de excelência que possam capacitar esses novos trabalhadores. Ele diz que também é importante identificar quais serão as carreiras que terão maior demanda do ponto de vista da automação, assim como a avaliação desses programas de treinamento para identificar qual o tipo de sucesso que eles obtêm. (Sputnik)

Leia também: Michel Temer é mencionado mais de 1,7 milhão de vezes no Twitter

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Real Madrid Há 23 Horas

Cinco brasileiros estão entre os times com as camisas mais valiosas do mundo

mundo Tenerife Há 20 Horas

Espanha: filho é preso por esconder corpo da mãe durante 6 meses em casa

fama Rio Grande do Sul Há 4 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 5 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

fama MADONNA-CANTORA Há 23 Horas

Luciano Huck se encontra com Madonna, mas não grava entrevista para Domingão

fama BELO-CANTOR Há 2 Horas

'Ainda não estou bem, mas tenho que superar', diz Belo sobre fim do casamento com Gracyanne

fama Relacionamentos Há 20 Horas

Casais que se apaixonaram nos sets de filmagens: Quem segue junto?

mundo RÚSSIA-DEFESA Há 22 Horas

Kit para bomba 'burra' da Rússia muda cenário na Guerra da Ucrânia

brasil RS Há 19 Horas

Guaíba tem alerta de inundação extrema e portão 14 rompe em Porto Alegre

brasil justa causa Há 4 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico