Conheça Taormina, cidade italiana que irá receber encontro do G7

Cidade siciliana tem belas construções, natureza e gastronomia

Taormina

© iStock

Teatro Grego

© iStock

Etna

© iStock

Teatro e Etna

© iStock

Ruas de Taormina

© iStock

Isola bella

© iStock

Castelmola

© iStock

Isola Bella

© iStock

Teatro Grego

© iStock

Teatro Grego

© iStock

Lifestyle SICÍLIA 22/05/17 POR POR ANA FERRAZ, PARA ANSA


Nos dias 26 e 27 de maio, alguns dos mais importantes líderes mundiais se reunirão para a cúpula do G7. E, neste ano, o encontro acontecerá na pequena Taormina, cidade que fica no nordeste da famosa ilha italiana da Sicília.

PUB

Leia também: Machu Picchu: a cidade Inca perdida do Peru

Exuberante, colorido e turístico, o município encanta pelo seu mar de água turquesa, pelas ruazinhas estreitas, pelas construções antigas e repletas de história e pela sua gastronomia deliciosa e tradicional. Por isso, conheça cinco atrações imperdíveis para desvendar essa joia italiana que estará no centro das atenções na semana que vem.

Isola Bella

Um dos cartões-postais de Taormina é a Isola Bella, ilhota que é conectada à terra firme por uma faixa estreita de areia durante algumas horas por dia, quando a maré está baixa. O local é conhecido pelo verde, que representa muito bem a vegetação mediterrânea.

As primeiras informações que se têm a respeito da ilha são do começo do século 19, quando ela foi dada a Taormina pelo rei das Duas Sicílias, Ferdinando I. Em 1890, no entanto, o local foi comprado por uma rica "lady" britânica: Florence Trevelyan.

Com a morte da nobre, Isola Bella acabou sendo abandonada com os anos e comprada da década de 1950 por outra rica família, desta vez italiana, os Bosurgi, de Messina. Décadas depois, essa família perdeu toda sua fortuna e colocou a ilha em leilão. Foi assim que, em 1990, o pequeno pedaço de terra foi adquirido pela Secretaria de Bens Culturais da Sicília e tombado como reserva natural.

Já em 2011, a ilhota foi rebatizada como Museo Naturalistico Regionale di Isola Bella. A partir de então, todas as pessoas que quiserem conhecer o local têm de pagar um ingresso de quatro euros.

Teatro Greco

Outra atração muito conhecida de Taormina é o Teatro Greco, o monumento mais importante da cidade. O teatro, em ótimo estado de conservação, foi construído pelos gregos no século 3 a.C., em um dos pontos mais altos do município para que a bela paisagem servisse como cenário natural para representações dramáticas, cômicas ou musicais.

Séculos depois, com a chegada dos romanos, o espaço foi "modernizado", com a implantação de esculturas e grandes colunas, que podem ser vistas até hoje, principalmente atrás do palco. Durante esse período, a construção passou a sediar batalhas e jogos de gladiadores.

O teatro fica aberto diariamente à visitação, cujo ingresso custa oito euros (quatro euros a meia entrada). Além disso, sedia concertos e outras manifestações artísticas durante as estações mais quentes do ano e costuma ser cenário de filmes, como "Poderosa Afrodite", clássico de Woody Allen.

Piazza IX Aprile

Coberta por pedras brancas e pretas, a Piazza IX Aprile é um lugar ideal para relaxar e conhecer o ritmo de Taormina. Situada na parte alta da cidade, a praça é conhecida em toda a Itália pela vista incrível, que começa com o vulcão Etna, passa pela costa da badalada vila litorânea de Giardini-Naxos e termina na colina do Teatro Greco.

Com um panorama desses, a "piazza" costuma estar repleta de pessoas que querem aproveitar o local com algumas delícias gastronômicas típicas da Sicília, como sorvete de pistache no pão de brioche, granita de amêndoas ou arancini (bolinhos de arroz com recheios variados).

Além da vista, a praça ainda conta com belos edifícios que delimitam seu contorno, como a Igreja de San Giuseppe, a biblioteca municipal - antiga Igreja de Sant'Agostino - e a Torre do Relógio.

Villa Comunale

Um pouco mais distante do centro, a Villa Comunale representa o "pulmão verde" de Taormina, com uma vegetação vasta e que na primavera e no verão se enche de flores. O espaço é perfeito para quem quer fugir um pouco dos turistas que lotam as ruas da cidade e respirar ar puro sem deixar, mais uma vez, de aproveitar uma bela vista.

Os jardins públicos de Taormina também pertenciam à "lady" Trevelyan - aliás, eram sua casa. Por isso, o interior do parque abriga construções ornamentais com inspiração asiática, chamadas "victorian follies". O espaço fica aberto diariamente e tem entrada gratuita.

Etna

Entre as províncias de Catânia e Messina, encontra-se o Etna, um dos vulcões ativos mais famosos do mundo. Mesmo não estando em Taormina, a grande montanha emoldura a cidade, de onde partem excursões de tarde e de noite para descer em algumas bocas inativas, chegar até o cume e muitas vezes até presenciar pequenas erupções.

Com uma extensão total de base de 1190 quilômetros quadrados e uma circunferência de 140 quilômetros, o Etna supera em quase três vezes o tamanho do Vesúvio, em Nápoles. Além disso, por sua localização icônica - é a maior montanha em uma ilha e o quinto vulcão mais ativo do planeta -, é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 10 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 12 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 9 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 10 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 11 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 10 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 12 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 9 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

esporte Arábia Saudita Há 11 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens