Astrônomos tiram foto do 'olho de Sauron'

O Olho de Sauron é a estrela Fomalhaut, rodeada por seu anel "ardente" de poeira e gás que se formou após a colisão de cometas e asteroides

© Divulgação

Tech inusitado 22/05/17 POR Notícias Ao Minuto

O rádio-observatório ALMA (Atacama Large Millimeter Array, sigla em inglês) recebeu as imagens mais claras até hoje do "olho de Sauron" – a estrela Fomalhaut, rodeada por seu anel "ardente" de poeira e gás que se formou após a colisão de cometas e asteroides, informa o Observatório Europeu do Sul (ESO).

PUB

Fomalhaut é uma das estrelas mais jovens e brilhantes no céu do Hemisfério Sul, localizadas relativamente perto da Terra. Esta estrela fica do nosso planeta a uma distância de 25 anos-luz, sendo significativamente maior do que o Sol. Ou seja, sua massa é 2,3 vezes superior à do Sol, seu diâmetro — 1,9 vezes. É 18 vezes mais brilhante do que o Sol e tem uma temperatura 3 mil graus Celsius superior à do Sol. 

Em 2008, um grupo de astrônomos, liderado por Paul Kalas da universidade a Califórnia em Berkeley (EUA), declarou ter descoberto um planeta-gigante no disco de gás e pó que rodeia Fomalhaut. As conclusões de Kalas e seus colegas foram criticadas, e até 2011 em revistas científicas foram publicados os resultados de algumas novas pesquisas, os autores das quais não conseguiram encontrar provas da existência do Fomalhaut b.

As fotos do Hubble e de outros telescópios, recebidas em 2012, desmentiram esta noção e "ressuscitaram" o planeta, que há pouco tempo recebeu seu nome oficial. Foi chamado de Dagom em homenagem ao deus de Acádia ligado à navegação marítima e agricultura. 

As novas fotos recebidas pelo telescópio ALMA, o mais potente rádio-observatório da Terra, confirmam a existência deste planeta. Um tal "olho de Sauron", de acordo com os cientistas, pode aparecer em um sistema de estrelas apenas quando nela há um grande planeta, que atrai os destroços de cometas e asteroides para uma área estreita das órbitas e faz com que colidam entre si.

O anel de gás e pó, acumulado ao redor de Dagom, fica a uma distância de cerca de 20 bilhões de quilômetros da Fomalhaut, sendo duas vezes superior à distância entre o Sol e Plutão, enquanto a largura dele é de aproximadamente dois bilhões de quilômetros.

Os cientistas esperam que os estudos deste "olho" cósmico esclareça a história da formação do Dagom e ajude a entender com que frequência aparecem os "gêmeos" da Terra e de outros planetas. Com informações do Sputnik Brasil.

LEIA TAMBÉM: Depois de dominar a internet, Google foca no hardware

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

tech ESA Há 6 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Luto Há 8 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

mundo Titanic Há 9 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 5 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Casais famosos Há 42 mins

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 8 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina