Conheça os benefícios da casca das frutas e veja como aproveitá-las

As cascas ainda ajudam no emagrecimento, pois possuem muitas fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino

© iStock

Kiwi: rico em vitamina C, E e K, cobre, potássio, manganês, folato e fibras, a casca possui três vezes mais antioxidante do que a polpa e pode ser consumida no suco ou ser consumida como se fosse uma maçã. 

© iStock

Banana: a casca da banana possui propriedades antibióticas, antifúngicas e enzimáticas, contém fibra e o antioxidante luteína e triptofano. Pode ser consumida crua ou cozida, após ser bem lavada. Faça vitamina de banana com a casca ou chá. 

© iStock

Frutas cítricas: não se engane, a casca grossa está cheia de antioxidantes, além de melhorar a resistência à insulina, reduzir o colesterol ruim (LDL), manter os níveis de colesterol bom (HDL) e em frutas como tangerina, limão e laranja, possuem alto teor de flavonoides. Você pode comer as frutas com casca em sucos, batendo a fruta inteira, ou em chás e infusões. 

© iStock

Uvas: a casca é a parte da fruta com maior teor de flavonoides, além de pigmentos antociânicos e Resveratrol. 

© iStock

Maçã e Pera: a casca destas frutas é rica em fibras insolúveis, que melhoram o trato intestinal, além de terem ácido ursólico, que ajudam a manter os músculos saudáveis, tem propriedades anti-inflamatórias, previne o colesterol e potencializa a produção de colágeno. A pectina também presente ajuda a regular o açúcar no sangue e ajuda a combater a prisão de ventre. 

© iStock

Abacaxi: A casca ajuda na digestão e evita a retenção de líquidos, possui fibras, vitamina C e bromelina, uma enzima que ajuda no trato digestivo. Prepare um chá com a casca ou faça suco e coe.  

© PixaBay

Lifestyle NUTRIÇÃO 28/05/17 POR Notícias Ao Minuto


As frutas são muito saudáveis e devem entrar no cardápio de todo mundo que leva um estilo de vida saudável. Mas mas pessoas retiram as cascas antes de consumirem a fruta, um erro que pode diminuir e muito a quantidade de nutrientes presentes no alimento. Além disso, as cascas ajudam no emagrecimento, pois possuem muitas fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino, de acordo com o médico Juliano Pimentel, autor do livro "Viva Melhor Sem Glúten".

PUB

Leia também: Crianças com menos de um ano não devem beber suco de fruta

Em alguns casos, a casca das frutas possuem mais benefícios do que sua polpa. Como a casca recebe maior incidência energia proveniente da luz solar, seus antioxidantes são resistentes ao longo do tempo, ao ataque de insetos, fungos e bactérias. Juliano salienta que a casca deve ser muito bem lavada, a fim de eliminar a maior parte (entre 75% e 80%) dos pesticidas e agrotóxicos. O especialista destaca seis frutas que devem ser consumidas com casca, que você pode conferir na galeria acima:

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Câncer Há 22 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Luto Há 15 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 19 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 16 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Emergência Médica Há 23 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave

economia Reforma Tributária Há 23 Horas

Texto da reforma tributária traz lista de profissões que terão imposto menor

mundo Vaticano Há 23 Horas

Hospital britânico desiste de tratar bebê e Itália intervém para ajudar

mundo Antártida Há 16 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 20 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

politica STF Há 23 Horas

Após 21 anos, Supremo forma maioria para consolidar poder de polícia do MP