Comprei joias para minha mulher com sobras de campanha, diz Cabral

Ele disse ainda que adquiria as peças em dinheiro nas lojas H. Stern e Antonio Bernardo em datas festivas

© Tomaz Silva / Agência Brasil

Política Ex-governador 24/05/17 POR Estadao Conteudo

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral admitiu em interrogatório nesta quarta-feira, 24, que utilizou "sobras de campanha eleitoral" para comprar joias para a sua mulher, Adriana Ancelmo. Ele disse ainda que adquiria as peças em dinheiro nas lojas H. Stern e Antonio Bernardo em datas festivas. O peemedebista foi ouvido na 7ª Vara Federal Criminal do Rio em processo relativo à Operação Calicute, que o levou à prisão em novembro do ano passado.

PUB

Cabral decidiu exercer o direito de permanecer parcialmente em silêncio, respondendo apenas perguntas da sua defesa e aos advogados da sua mulher. O interrogatório durou menos de 20 minutos.

O ex-governador negou ter recebido vantagens indevidas das construtoras Andrade Gutierrez e Carioca Engenharia, conforme relatado em delação premiada por ex-executivos da construtora. Também negou ter lavado ou ocultado esses recursos. "(Essa acusação) não é verdadeira". Segundo Cabral, as reuniões com a Andrade Gutierrez eram "sempre sobre assuntos relacionados à prestação de serviços ao Estado".

O ex-governador também negou que recebia 5% sobre os valores dos contratos fechados com as construtoras. Também afirmou que não tinha conhecimento da cobrança de 1% dos valores das obras, chamada taxa de oxigênio.

Sobre a doação feita em 2010 pela Andrade Gutierrez ao diretório do PMDB, num total de R$ 2 milhões, negou irregularidades. "A doação foi feita de forma legal e transparente ao diretório do partido".

O peemedebista também disse que sua mulher "jamais" soube sobre como se davam os pagamentos das joias. Também afirmou que ela não tinha conhecimento do uso de caixa dois e nega ter recebido valores pelo escritório dela, o Ancelmo Advogados.

"Sempre respeitamos nossas individualidades. Jamais interferi no dia a dia do escritório dela e ela não interferiu no meu (trabalho)", afirmou.

Explicações

Logo no início da audiência, após a defesa de Cabral anunciar o silêncio parcial, o juiz Marcelo Bretas lembrou que os seus advogados têm dito que só responderão em juízo. "O momento é esse, lembrando que há farto material probatório. Documentos importante foram arrecadados", disse o juiz. Bretas fez um longo discurso antes que Cabral começasse a falar.

O magistrado disse também que ele não seria prejudicado pelo fato de não responder às perguntas, mas afirmou que seria a única vez que "vai bater papo sobre tudo o que está acontecendo". "Esse é um momento singular".

Bretas também afirmou que Cabral iria abdicar da possibilidade de apresentar uma satisfação à sociedade e à Justiça e perguntou novamente se ele não responderia as suas perguntas. Cabral reafirmou que seguiria a orientação de sua defesa.

Cabral chegou ao prédio da Justiça federal pouco antes das 12h. A defesa do ex-governador pediu ao juiz que ele fosse entrevistado pela sua defesa antes do interrogatório, o que foi aceito por Bretas.

O ex-governador responde pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e pertinência a organização criminosa no processo da Operação Calicute. Foi o último interrogatório relacionado ao processo, que pode ter sentença até julho, conforme previsão dada por Bretas recentemente. Cabral é réu ainda em outros oito processos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 14 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

mundo EUA Há 15 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Brasil Há 12 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

tech Espaço Há 14 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

tech WhatsApp Há 13 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

fama MADONNA-RIO Há 14 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

fama Bastidores da TV Há 12 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil CHUVA-RS Há 14 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

fama Brad Pitt Há 11 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana