Coreia do Norte promete maior capacidade nuclear e provoca EUA

Além de chamar de 'farsa' o acesso de conciliação feito pelo país norte-americano na semana passada

© KCNA/Handout via Reuters

Mundo Ameaça 25/05/17 POR Notícias Ao Minuto

A Coreia do Norte reafirmou nesta quinta-feira (25) a sua intenção de aumentar ainda mais a sua capacidade nuclear, chamando ainda de “farsa” o acesso de conciliação feito pelos Estados Unidos na semana passada, segundo informações da agência sul-coreana Yonhap.

PUB

O governo norte-coreano informou que ninguém irá impedir Pyongyang de reforçar o seu programa nuclear. Na visão do regime de Kim Jong-un, a posição exposta na última semana pelo secretário de Estado norte-americano Rex Tillerson é um esquema enganoso.

Falando pela Casa Branca, Tillerson pediu que a Coreia do Norte confie nas intenções norte-americanas, garantindo que o governo de Donald Trump quer apenas o fim dos testes balísticos e nucleares, e não uma mudança no regime em Pyongyang.

Em resposta, o Comitê de Paz da Ásia-Pacífico, uma agência ligada ao Partido dos Trabalhadores norte-coreano, declarou que a campanha capitaneada por Washington é enganosa, uma vez que oferece diálogo enquanto envia forças estratégicas à Península Coreana – em referência aos navios de guerra e aos submarinos que estão na área.

“Vamos intensificar os esforços para diversificar e modernizar a força nuclear antes que os agressores e provocadores percebam”, disse um porta-voz do comitê à agência estatal norte-coreana KCNA.

O mesmo porta-voz fez um alerta à Coreia do Sul, que estaria “dançando a música” de outros países, pontuando ainda que Seul não deve contestar as intenções norte-coreanas de potencializar as suas defesas.

Nas últimas duas semanas, Pyongyang conduziu dois testes balísticos com mísseis de médio alcance, e ambos foram considerados bem sucedidos. Pelo menos um deles pode possuir a capacidade de levar consigo uma ogiva nuclear, o que aumentou a preocupação da comunidade internacional.

O presidente sul-coreano Moon Jae-in tenta implementar uma política de mão dupla, com diálogo proporcional à diminuição do programa nuclear da Coreia do Norte. Esta, por sua vez, não aceita a abordagem por entender que tais políticas, juntas, não funcionam.

O fim das hostilidades e dos exercícios militares na Ásia foram condições colocadas pelos norte-coreanos para qualquer tentativa de diálogo com os Estados Unidos. Enquanto isso, a China segue buscando uma saída diplomática, o mesmo que faz o Conselho de Segurança da ONU (Sputnik Brasil).

Leia também: Papa pode ser mediador de conflito entre Coreias

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Violência Há 6 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

economia Profissões Há 5 Horas

Top 10 profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês; veja

esporte Óbito Há 3 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

mundo Utah Há 5 Horas

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

fama Televisão Há 19 Horas

Viih Tube e Eliezer anunciam gravidez de segundo filho ao vivo na Globo

fama DANIEL-FILHO Há 20 Horas

Daniel Filho negociou volta à TV Globo, mas desistiu por cláusula que proibia política

lifestyle Cérebro Há 20 Horas

Chás e infusões que vão ajudá-lo a fortalecer a memória

fama BBB-DAVI BRITO Há 23 Horas

'Minha vida particular só cabe a mim', diz Davi, campeão do BBB 24

fama Nicole Kidman Há 4 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 4 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo