Cidades com mais de 20 mil habitantes ganharão cinemas

60 milhões de brasileiros vivem em municípios sem nenhuma sala de cinema

© iStock

Cultura INCLUSÃO 25/05/17 POR Notícias Ao Minuto

O edital do programa Cinema da Cidade da Agência Nacional do Cinema (Ancine) prevê o aporte de R$ 8,3 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) para a construção de salas de cinema, que devem repassar uma contrapartida de pelo menos R$ 2 milhões pelos estados. O período de inscrição vai até 7 de julho.

PUB

“É fundamental para o desenvolvimento do audiovisual brasileiro a ampliação das parcerias e dos investimentos de governos locais. Ampliar o parque exibidor significa mais brasileiros tendo acesso a entretenimento, à cultura e maior circulação da produção nacional. Convidamos os estados brasileiros para essa ação conjunta”, diz a diretora-presidente em exercício da Ancine, Debora Ivanov.

Apesar do crescimento expressivo do parque exibidor e da gradual interiorização, quase 60 milhões de brasileiros ainda vivem em municípios com mais de 20 mil habitantes sem nenhuma sala de cinema. Metade deles em cidades com mais de 50 mil habitantes, estrutura demográfica que seria favorável à sustentação de ao menos um complexo.

Sala e bombonière

O foco dos investimentos serão os 1.402 municípios com mais de 20 mil habitantes sem salas de cinema em operação nem projeto anunciado para implantação. Também poderão ser apresentadas propostas para digitalização de cinemas públicos em operação ou reforma de cinema sob risco de fechamento, quando for o único complexo localizado naquelas cidades.

Como padrão, os complexos terão duas salas de cinema, além de espaços administrativos e bombonière. Conforme o espaço disponível e a necessidade de cada município, poderão ser acrescentados sala multiuso e boxes comerciais. Para além das atividades de oferta de exibição de filmes, as salas poderão ser utilizadas para prestação de serviços que envolvam o audiovisual, tais como ensino a distância, videoconferência, e outras atividades que promovam o desenvolvimento da cultura.

Os recursos previstos para o ano de 2017 serão destinados à implantação de cinemas em pelo menos três municípios de cada estado proponente. Poderão manifestar interesse em parceria com o FSA os órgãos da administração pública direta estadual, assim como as fundações, autarquias e empresas públicas a ela vinculadas.

Cinema Perto de Você

O Programa Cinema Perto de Você, instituído pela Lei 12.599/2012, foi criado com o objetivo de ampliar o mercado interno de cinema e acelerar a implantação de salas em todo o Brasil. Ele é gerenciado pela Ancine em parceria com o BNDES, agente financeiro das linhas de crédito e financiamento.

O objetivo é fortalecer as empresas do setor, apoiando a expansão do parque exibidor e sua atualização tecnológica, e assim facilitar o acesso da população às obras audiovisuais por meio da abertura de salas em cidades de porte médio e bairros populares das grandes cidades. (Portal Brasil)

LEIA TAMBÉM: Brasileiro é premiado em Cannes

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Violência Há 2 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

esporte Óbito Há 17 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

mundo EUA Há 22 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

justica Paraíba Há 23 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Televisão Há 16 Horas

Viih Tube e Eliezer anunciam gravidez de segundo filho ao vivo na Globo

fama DANIEL-FILHO Há 17 Horas

Daniel Filho negociou volta à TV Globo, mas desistiu por cláusula que proibia política

lifestyle Cérebro Há 17 Horas

Chás e infusões que vão ajudá-lo a fortalecer a memória

fama BBB-DAVI BRITO Há 20 Horas

'Minha vida particular só cabe a mim', diz Davi, campeão do BBB 24

brasil Brasil Há 23 Horas

Jovem é desafiada a encontrar 150 anéis de plásticos para se casar; veja

fama NADJA-HADDAD Há 22 Horas

'Não foi como sonhávamos', diz Nadja Haddad sobre nascimento prematuro de filhos gêmeos