Takuma Sato vence 500 milhas; Alonso vai bem, mas carro quebra

A grande atração da 101ª edição da prova foi a presença de Alonso, que deixou de correr o GP de Mônaco de Fórmula 1 neste mesmo domingo para participar da etapa da Indy

© USA Today Sports / Reuters

Esporte INDY 28/05/17 POR Folhapress

As 500 milhas de Indianápolis, uma das provas mais tradicionais do automobilismo mundial, garantiu a emoção deste domingo (28) com muitas ultrapassagens, um acidente espetacular, participação especial do piloto espanhol Fernando Alonso e a vitória do japonês Takuma Sato, da Andretti.

PUB

A grande atração da 101ª edição da prova foi a presença de Alonso, que deixou de correr o GP de Mônaco de Fórmula 1 neste mesmo domingo para participar da etapa da Indy.

O espanhol largou na quinta posição do grid, a bordo da McLaren Andretti. E foi ironizado pelo colega de F-1 Lewis Hamilton por isso.

Durante a prova o piloto parecia um veterano em circuitos ovais, ficando em primeiro em várias oportunidades. Mas, faltando 21 voltas para o fim, o motor Honda da Andretti quebrou e ele teve que abandonar a corrida. Mesmo assim, foi aplaudido de pé pelos presentes na arquibancada.

Mario Andretti, dono da equipe pela qual Alonso correu, agradeceu pelo Twitter a presença do piloto: "Sinto muito, Fernando. Você deu um show este mês, dentro e fora do carro. Muito impressionante. Volte novamente".

O melhor brasileiro na largada foi Tony Kanaan, da Chip Ganassi, em terceiro. Ele terminou a corrida em décimo. Já o tricampeão das 500 milhas (2001, 2002 e 2009), Helio Castroneves, da Penske, largou em 19ª, mas fez uma grande prova de recuperação. Na metade das 200 voltas esteve na liderança e por ela brigou até a última volta. No fim, ficou em segundo, superado por Sato.

EMOÇÃO E SORTE

Um acidente impressionante assustou a todos. Scott Dixon, que largou na pole, atingiu o carro de Jay Howard, foi catapultado, sobrevoou o carro do brasileiro Helio Castroneves e bateu nas barreiras próximas ao alambrado. Mesmo após o choque, que destruiu sua Ganassi, o piloto neozelandês saiu caminhando para os boxes.

Com isso, a bandeira vermelha foi dada na volta 55 para que a equipe de limpeza entrasse na pista para retirar os detritos da batida.

Corrida reiniciada, a troca dos pilotos nas primeiras posições foi constante. Ao final da volta de número 200, Takuma Sato tornou-se o primeiro piloto japonês a ganhar as 500 milhas de Indianápolis. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 9 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 11 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 10 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 10 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 9 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 11 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 9 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS Há 8 Horas

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses

esporte Arábia Saudita Há 10 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens