Glaucoma pode aparecer subitamente e cegar; veja como prevenir

A doença é causada principalmente pelo aumento da pressão de dentro do olho, e é um dos principais motivos de cegueira irreversível no mundo

© Agência Brasil

Lifestyle DOENÇA 30/05/17 POR Notícias Ao Minuto

Causado na maioria dos casos pelo aumento espontâneo da pressão de dentro do olho, o Glaucoma pode provocar lesões definitivas ao órgão, o que leva à perda gradativa da visão. A doença é a segunda principal causa da cegueira irreversível no mundo. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 60 milhões de pessoas possuem Glaucoma, mas apenas 50% têm conhecimento disso. Estima-se que em 2020 esse número chegue a 80 milhões.

PUB

Leia também: 15 sintomas de que você tem excesso de gordura no fígado

Para estimular a prevenção e conscientizar a população com informações sobre o problema, o dia 26 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.

Como a doença se desenvolve?

O aumento da pressão intraocular leva à destruição progressiva das células nervosas da retina e à alteração do funcionamento do nervo óptico, responsável por transmitir as imagens captadas pelo olho ao cérebro.

“Considerada uma doença silenciosa, muitas pessoas não percebem que estão com glaucoma devido à ausência de dor, baixa de visão central ou qualquer outro sintoma. Outro fato é que, no início, acomete a visão periférica, ou seja, afeta o que o paciente enxerga nas laterais, tornando a percepção de perda da visão difícil de ser notada”, comenta o Dr. Danilo Andriatti Paulo, especialista em Glaucoma e Neuro-oftalmologia do H.Olhos Paulista.

À medida que a doença evolui, o campo visual se estreita de forma progressiva, até que a pessoa enxerga como se estivesse olhando por um tubo, que, gradativamente, vai se afinando até atingir a visão central e cegar o paciente de vez.

Quem pode desenvolver Glaucoma?

O Glaucoma acomete com mais frequência pessoas acima de 40 anos de idade, negros, asiáticos, diabéticos e usuários de medicamentos como cortisona. No entanto, a doença pode se desenvolver em qualquer indivíduo.

Como saber se tenho Glaucoma?

Visitas anuais ao oftalmologista são essenciais para um diagnóstico precoce, principalmente para os pacientes de risco. A medição da pressão ocular é feita de maneira rápida, não invasiva e é indolor.

Como tratar a doença?

Após a identificação, o controle da pressão intraocular é realizado pelo uso de determinados colírios para estabilizá-la e evitar lesões no nervo óptico.

Em determinados casos, devido à agressividade e estágio que a doença se encontra, é necessário o uso de mais de um medicamento para o adequado controle da pressão ocular. Outro ponto é que, quando os colírios falham na regulagem da pressão, é possível recorrer a outras formas de tratamento, como o uso de laser ou até mesmo cirurgia. “Neste sentido, é importante destacar que só uma avaliação individual realizada por um especialista definirá o tratamento adequado”, ressalta o Dr. Danilo.

Casos menos frequentes

Diferentemente do Glaucoma que não apresenta sintomas iniciais claros, um dos tipos da doença, chamado agudo, aparece subitamente, com dor e vermelhidão no olho, embaçamento da visão, náusea e vômitos. No entanto, é mais raro.

Recém-nascidos também podem ter glaucoma, que pode ser percebido pelo lacrimejamento, sensibilidade exacerbada à luz e aparência de olho “grande”. Em ambos os casos, um oftalmologista deve ser consultado imediatamente.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 21 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 18 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 18 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 21 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

lifestyle Challenger deep Há 20 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama REALITY-A GRANDE CONQUISTA Há 23 Horas

Ratinho vira pedra no sapato de A Grande Conquista 2 e supera reality nas primeiras exibições

tech Justiça Há 13 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'

tech Ataque Há 10 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 12 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)