Criptografia não é ilegal no Brasil, defende advogado do WhatsApp

Na semana passada, o WhatsApp informou que tem 120 milhões de usuários no país

© iStock

Tech TECNOLOGIA 31/05/17 POR Folhapress

A dois dias do início da audiência pública que apoiará o STF (Supremo Tribunal Federal) em sua decisão sobre a legalidade dos bloqueios do WhatsApp, o responsável pelo jurídico da empresa americana, Mark Khan, afirmou que, "até onde sabe, a criptografia não é ilegal no Brasil".

PUB

+ Cinco dicas que ajudam a proteger o computador e arquivos

O aplicativo de troca de mensagens já sofreu quatro pedidos de bloqueio no país -três de fato ocorreram-, reflexo de decisões judiciais que pediam à empresa a quebra de sigilo das mensagens para apoiar a investigação de processos criminais.

Os pedidos não foram cumpridos, e a consequência foi a suspensão do serviço.

As ações judiciais agora estão no Supremo, que deve decidir sobre a legalidade dos bloqueios e a obrigação de empresa oferecer acesso ao conteúdo das mensagens à Justiça do país. Não há prazo para uma decisão do STF após as audiências.

O WhatsApp defende que é impossível ler as mensagens dos usuários, já que todas as mensagens são criptografadas ponta-a-ponta da conversa e não ficam armazenadas nos servidores da empresa.

A criptografia é uma espécie de cadeado usado para cifrar o conteúdo das mensagens. Apenas o destinatário tem a chave que abre esse cadeado, ou seja, é capaz ler a mensagem.

Para a criptografia, o aplicativo usa o protocolo Signal, um software livre e aberto desenvolvido em 2013. É utilizado também pelo aplicativo homônimo Signal, pelo Telegram, e, mais recentemente, em conversas no modo privado do Facebook Messenger e do Google Allo.

Uma reportagem do "The Guardian", no entanto, indicou que o WhatsApp mantinha uma "porta dos fundos aberta, o que permitiria a quebra de criptografia, caso a mensagem não tivesse sido entregue. À época, o WhatsApp negou as acusações.

Nesta quarta, o engenheiro responsável pela criptografia do aplicativo, Ehren Kret, defendeu que não existe nenhuma porta, "porque seria um acesso premium a hackers". Disse ainda que o aplicativo é testado o tempo todo por especialistas e que essas portas dos fundos teriam maior repercussão.

Brechas na criptografia são consideradas vulnerabilidades de segurança, mas também um caminho para oferecer acesso à Justiça em caso de investigações. No entanto, elas colocariam em risco a privacidade dos usuários.

COLABORAÇÃO

Sem acesso às conversas, o WhatsApp deve defender, na sexta-feira, que está aberto à colaborar com a Justiça, em caso de investigações.

Segundo Khan, a empresa pode oferecer informações dos usuários do app, como número de telefone, e-mail, nome visível aos usuários, foto, lista de contatos e sistema operacional do smartphone. Também pode informar à Justiça a última vez que o usuário esteve online, o que ajudaria em caso de sequestros, sugeriu Khan.

Apesar de guardar a lista de contatos, o WhatsApp não mantém registros de com quem um usuário efetivamente conversou.

"Não é muito", reconheceu. Na semana passada, o WhatsApp informou que tem 120 milhões de usuários no país, equivalente a 10% dos 1,2 bilhão de clientes ao redor do mundo e à metade das linhas de celular do país.

O Brasil está entre os três maiores mercados da empresa, ao lado de Índia e Alemanha.

Baseado nesse número, Khan repetiu um argumento usado pelos críticos dos pedidos de bloqueios. "Bloquear o WhatsApp é desproporcional. É ruim para a empresa, mas é pior para as pessoas". Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Real Madrid Há 23 Horas

Cinco brasileiros estão entre os times com as camisas mais valiosas do mundo

mundo Tenerife Há 20 Horas

Espanha: filho é preso por esconder corpo da mãe durante 6 meses em casa

fama Rio Grande do Sul Há 4 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 4 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

fama BELO-CANTOR Há 2 Horas

'Ainda não estou bem, mas tenho que superar', diz Belo sobre fim do casamento com Gracyanne

fama MADONNA-CANTORA Há 23 Horas

Luciano Huck se encontra com Madonna, mas não grava entrevista para Domingão

fama Relacionamentos Há 19 Horas

Casais que se apaixonaram nos sets de filmagens: Quem segue junto?

mundo RÚSSIA-DEFESA Há 22 Horas

Kit para bomba 'burra' da Rússia muda cenário na Guerra da Ucrânia

brasil RS Há 19 Horas

Guaíba tem alerta de inundação extrema e portão 14 rompe em Porto Alegre

tech Política Há 18 Horas

X de Musk tira Brasil da lista de países em que permite anúncios políticos