4 esclarecimentos sobre cirurgias para o tratamento da dor crônica

Médico explica quando a neurocirurgia funcional pode ser aliada no tratamento da dor

© iStock

Lifestyle SOFRIMENTO 06/06/17 POR Notícias Ao Minuto

A dor é um sinal vital que nos avisa de que algo no organismo não está bem, nos dando condição de procurar por ajuda profissional. Caracterizada por uma experiência sensitiva e emocional desagradável, quando se torna crônica, compromete a qualidade de vida do indivíduo, com interferências no campo social e laborativo, muitas vezes de forma irreversível, pela perda de relacionamentos e empregos. Dentre as doenças que mais são incapacitantes nos aspectos da dor, encontram-se as reumatológicas, neuropáticas e de coluna.

PUB

Leia também: 5 dicas para prevenir as dores na coluna

Tendo como base de tratamento uma atuação multiprofissional, envolvendo medicamentos e terapias físicas e mentais, nem sempre estes surtem o efeito desejado. Para esses casos, como explica o neurocirurgião especialista em dor pela UNIFESP, Dr. Claudio Fernandes Corrêa, a neurocirurgia funcional pode ser uma alternativa capaz de conter ou até cessar o quadro de dor, contribuindo para o resgate da qualidade de vida do paciente.

Mas, afinal, o que é a neurocirurgia funcional? Como ela pode ser aliada no tratamento da dor? Estas e outras questões o especialista explica em 4 itens a seguir.

1. Primeiro passo, diferenciar a atuação da neurologia da neurocirurgia: Apesar de ambas as especialidade estarem ligadas ao tratamento das doenças do sistema nervoso central, o profissional da neurologia atua na condução clínica do paciente, enquanto que o neurocirurgião tem seu foco de tratamento nos procedimentos operatórios. Os profissionais podem atuar de forma conjunta no tratamento de um mesmo paciente, antes e/ou depois do procedimento cirúrgico.

2. Identificando a neurocirurgia funcional: A neurocirurgia funcional, como o próprio nome remete, tem o objetivo de reintegração das funções do paciente para a sua inserção nas atividades sociais e laborativas, da melhor forma possível. Desta forma, ela atua devolvendo a capacidade de locomoção, movimento e diversos outros aspectos da funcionalidade do indivíduo.

3. Do que consistem as cirurgias para o tratamento da dor? Consistem de intervenções ablativas não reversíveis, com lesões de estruturas para a cessão da via transmissora da dor; técnicas neuromoduladoras minimamente invasivas, para implantes de bombas de infusão de drogas analgésicas ou ainda de implante de eletrodos ligados a geradores de corrente elétrica, para a modulação das vias geradoras de dor.

4. Percentual de resultados: Embora varie de acordo com a doença, perfil e intensidade da dor de cada paciente, os procedimentos cirúrgicos apresentam benefícios médios na ordem de 25 a 75% no quadro de dor, que podem ser melhorados com a continuidade dos demais tratamentos complementares.

O neurocirurgião salienta que as técnicas cirúrgicas deverão ser realizadas apenas após a ineficiência comprovada das demais terapias, seguindo os protocolos de indicação, com avaliação de custo-benefício para cada caso.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 14 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 16 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 16 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 12 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 16 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 15 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 17 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 17 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 15 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

brasil Vírus Há 14 Horas

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos