Cemitério de Gênova atrai turistas após restauração de estátuas

Restauração foi possível graças a colaborações de entidades

© iStock

Lifestyle ITÁLIA 07/06/17 POR ANSA

O detalhe de um pequeno porta-moeda, dos cílios de uma bela, mas triste, mulher ou até das asas de um anjo estão muito mais definidos e repletos de vida após o término das recentes obras de restauração de várias esculturas do Cimitero Monumentale di Staglieno, em Gênova, um dos cemitérios mais impressionantes da Itália. Uma das obras que voltou a todo o seu esplendor original foi a "L'Angelo Nocchiero" ("O Anjo Timoneiro"), esculpida pelo grande artista italiano Giovanni Scanzi em cima da Tumba de Carpaneto e que foi muito admirada pela imperatriz Sissi, da Áustria, quando esta visitou o cemitério em 1893. Outros trabalhos recuperados são o busto do fundador do Instituto para Cegos e Invisuais da Itália, David Chiossone, o túmulo de Domenico Carli, a escultura da tumba dos irmãos Giovanni e Domenico Maino e do marquês Gian Carlo Di Negro.

PUB

Leia também: Turistas poderão fazer passeio de tirolesa na Torre Eiffel

Nos últimos anos, mais de 50 estátuas, bustos e esculturas de Staglieno foram restauradas. As últimas, como a do "L'Angelo Nocchiero", foram apresentadas ao público em ocasião da Semana dos Cemitérios Históricos da Itália. Todas as obras de restauração, principalmente as mais recentes, puderam ser realizadas e concluídas graças à colaboração de mecenas privados e do "empenho do American Friends of Italian Monuments Sculpture [Afims]", afirmou Caterina Olcese, uma das historiadoras da arte da Superintendência de Gênova. Além da ajuda de entidades e de amantes da arte, a italiana também comentou sobre a importância das visitas guiadas, cujos ingressos são utilizados para as restaurações. Como o valor médio desses trabalhos nas maiores esculturas do cemitério é de 20 mil euros, qualquer tipo de arrecadação e de colaboração é importante e bem-vinda.

O Cemitério de Staglieno também conta com os restos mortais de Giuseppe Mazzini, um dos revolucionários que promoveu a unificação italiana, e de outros nomes marcantes da cultura italiana, como Fernanda Pivano, Edoardo Sanguineti e Fabrizio de André. Localizado em cima de colinas, dono de uma bela vista da cidade e agora com mais esculturas e estátuas restauradas, o local, que até conta com um jardim projetado pelo arquiteto Carlo Barabino, é uma atração turística que merece ser visitada em Gênova. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

brasil Brasil agora mesmo

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

justica Santos Há 2 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil justa causa Há 9 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

justica São Paulo Há 9 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

mundo Guerra Há 22 Horas

Israel vai invadir Rafah se Hamas não aceitar acordo em até 1 semana, diz jornal

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 2 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo EUA agora mesmo

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

lifestyle Ozempic Há 9 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético