Saiba como conviver com a endometriose

Os principais sintomas da doença são dor pélvica crônica, cólicas menstruais, sangramento intenso e infertilidade

© DR

Lifestyle Saúde 07/06/17 POR Notícias Ao Minuto

Todos os meses, o endométrio, que é o tecido que reveste a parte interna do útero, se espessa para que possa receber um óvulo fecundado. Quando a mulher não engravida, esse tecido formado por sangue descama e é descartado na menstruação. Em alguns casos, uma quantidade não é expelida e invade outros locais do corpo como ovários, peritônio, cavidade abdominal e até órgãos como intestino e bexiga, causando a endometriose, uma doença ginecológica benigna. De acordo com o ginecologista Rui Ferriani, presidente da Regional Ribeirão Preto da SOGESP (Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo), a doença atinge 10% das mulheres em idade reprodutiva.

PUB

Leia também: Saiba os melhores cuidados para a pele no frio

Os principais sintomas da doença são dor pélvica crônica, cólicas menstruais, sangramento intenso e infertilidade. Segundo o médico, esses sinais variam muito. “Algumas pacientes apresentam sintomas leves enquanto outras apresentam quadros dolorosos intensos, que prejudicam muito a qualidade de vida. Algumas podem ter dor incapacitante, com perda da produtividade, assim como dores em relações sexuais. ”

A endometriose é uma doença crônica, ou seja, não tem cura, mas costuma desaparecer ou melhorar muito após a menopausa, pois o principal estimulador do endométrio é o hormônio feminino estrogênio, presente na vida reprodutiva da mulher. Mas, antes disso, a enfermidade pode atingir outros órgãos, como intestino e bexiga, e prejudicar a função deles. “Pode também ocorrer a perda dos ovários por causa da formação de grandes cistos”, informa Ferriani.

Não se sabe com certeza a origem da doença, mas existe a probabilidade de ser genética. O diagnóstico é feito por exames de imagens e o histórico clínico da paciente, mas, segundo Ferriani, existem dificuldades para confirmar a enfermidade. “A confirmação deve ser feita através da videolaparoscopia, mas nem sempre ela é indicada. Se há suspeita baseada em dados clínicos, exame físico e de imagem, estamos autorizados a fazer o aconselhamento do ponto de vista terapêutico para a paciente”, afirma.

O tratamento é feito com medicamentos e até com cirurgia. “Todos têm eficácia bastante semelhante do ponto de vista de dor, mas devemos deixar claro que eles melhoram os sintomas, mas nem sempre erradicam a doença. Outra forma de tratar a dor é através de cirurgia. A melhora após o procedimento tem índices semelhantes ao tratamento clínico, mas se deve levar em conta que a reincidência é alta. Já para o tratamento da infertilidade, o principal tratamento é a reprodução assistida, que possui ótimos resultados em casos de endometriose”, adverte.

Para o médico, é necessário encarar a paciente como portadora de uma doença crônica e incurável. “Muitas vezes, ela incapacita a vida pessoal, sexual e conjugal da mulher, podendo até limitar o número de filhos. O médico tem de tentar dar o melhor aconselhamento possível às pacientes e também as melhores formas de tratamento, para que a mulher possa administrar a doença, já que ela não poderá ser erradicada definitivamente. ”

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 21 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 7 mins

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 23 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 21 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 13 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 22 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 21 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 23 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 22 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens