Seis teorias para dormir melhor que não funcionam

É verdade que existem alguns truques bastante eficazes e até mesmo algumas técnicas cientificamente provadas para dormir melhor, mas outras não ajudam

© DR

Lifestyle Sono 07/06/17 POR Notícias Ao Minuto

A qualidade de sono é medida tendo em conta não só as horas que a pessoa passa dormindo (que devem ser entre sete a oito), como também a quantidade de vezes que acorda de noite e o tempo que demora até cair novamente no sono.

PUB

+ Saiba os melhores cuidados da pele no frio

Mas a qualidade de sono pode ainda ter em conta um outro aspecto: a capacidade de adormecer assim que se chega à cama. E é aqui que entram as mil e uma teorias... muitas delas nem sempre verídicas.

Enquanto evitar as telas antes de dormir, ter o quarto fresco e comer uma banana até podem ajudar a adormecer com mais facilidade, outros conselhos comuns não são tão eficazes quanto isso e acabam mesmo por induzir as pessoas em erro.

Segundo o site Bustle, que reuniu o depoimento de alguns especialistas e recorreu ainda a alguns estudos científicos, são estas as seis teorias para dormir melhor que não resultam:

1. Contar carneirinhos. Um estudo da Universidade de Oxford revelou que as pessoas que seguem esta técnica tendem a demorar mais 20 minutos a adormecer quando comparadas com aquelas que idealizam cenários paradisíacos como uma praia.

2. Compensar a falta de sono na noite seguinte. As pessoas têm o hábito de acumular horas de sono perdidas, acreditando que as conseguirão repôr numa noite, contudo, tão não acontece e pode mesmo agravar a incapacidade de adormecer.

3. Ver televisão ajuda a induzir o sono. Esta é uma das maiores mentiras, pois a luz emitida pela tela nada mais faz do que despertar (e aqui inclui-se a luz do televisor, do computador, do tablet e do smartphone).

4. Beber álcool antes de ir para a cama. É certo que a ingestão de bebidas alcoólicas até acalma e pode mesmo dar alguma sonolência, contudo, o efeito que tem no organismo acaba por prejudicar o sono, especialmente se forem ingeridas em excesso.

5. Ficar na cama se acordar a meio da noite. Andar 'às voltas' na cama depois de acordar inesperadamente nada mais vai fazer do que aumentar a ansiedade e a frustração, duas condições que aniquilam toda e qualquer capacidade de adormecer.

6. Treinar à noite. A prática de exercício físico depende sempre da rotina de cada pessoa e embora o desporto seja um dos melhores aliados da qualidade de sono, é possível que tenha um efeito contrário quando praticado perto da hora de ir para a cama, pois o metabolismo fica acelerado, o organismo alterado e os hormônios inconstantes.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 4 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 11 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 11 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

brasil Brasil Há 59 mins

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

lifestyle Ozempic Há 11 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 4 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 11 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 10 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento