Ministro israelense compara Al-Jazeera com 'propaganda nazista'

"É um instrumento de incitação. É uma propaganda, e das piores, no estilo da Alemanha Nazista ou União Soviética", disse Avigdor Liberman, ministro da Defesa de Israel

© Divulgação

Mundo mídia 13/06/17 POR Notícias Ao Minuto

O ministro da Defesa de Israel, Avigdor Liberman, comparou a emissora qatarense Al-Jazeera com a propaganda de estilo nazista, acusando o canal de apoiar o Irã – país possuidor de relações tensas com Israel e Estados árabes do golfo Pérsico em meio ao conflito diplomático ligado ao Qatar.

PUB

No início deste mês, a Al-Jazeera foi bloqueada nos Emirados Árabes Unidos, e seus escritórios fechados neste país e na Jordânia. A Arábia Saudita exigiu que o Qatar mudasse imediatamente a política e a administração do canal para que as emissões não contradigam os interesses dos países do golfo Pérsico e do mundo árabe.

"Alguns interesses [dos países árabes] coincidem com os interesses israelenses, inclusive o caso da Al-Jazeera… Al-Jazeera não é mídia, nem jornalismo. É um instrumento de incitação. É uma propaganda, e das piores, no estilo da Alemanha Nazista ou União Soviética", disse Liberman na segunda-feira (12) no âmbito da reunião do parlamento de Israel para as estratégias do país quanto à Faixa de gaza, citado pelo jornal israelense Times of Israel.

Como as relações entre o Irã e os países árabes do mundo muçulmano, bem como com Israel, são muito tensas, o ministro israelense sublinhou que pelo visto a emissora está apoiando o Irã.

"Tenho monitorando a Al-Jazeera há muitos anos… Você nunca verá nenhum único artigo contra o Irã", frisou Liberman, citado pelo jornal.

Na segunda-feira passada (5), os governos do Egito, Arábia Saudita, Bahrein e Emirados Árabes Unidos anunciaram o rompimento das relações diplomáticas e suspenderam as comunicações terrestres, marítimas e aéreas com o Qatar. Outras nações seguiram o exemplo, acusando Doha de apoiar organizações terroristas e de desestabilizar a situação no Oriente Médio.

As relações entre Israel e o Irã têm permanecido tensas desde a Revolução Iraniana no fim dos anos 70. Os laços são prejudicados por vários assuntos, incluindo os programas nucleares e de mísseis de Teerã, acompanhados por afirmações contraditórias anti-israelenses dos altos funcionários iranianos, tais como do ex-premiê do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. Com informações do Sputnik Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 18 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 20 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 16 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 20 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 20 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 19 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 21 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 21 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 20 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 21 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor