TRF mantém decisão que absolveu 3 acusados por acidente da TAM em SP

Decisão cabe recurso às instâncias superiores da Justiça, como o STF

© DR

Brasil JUSTIÇA 13/06/17 POR Folhapress

O TRF (Tribunal Regional Federal) manteve, nesta segunda-feira (12), a decisão da Justiça Federal paulista que absolveu os três acusados em um processo que cobrava a responsabilidade criminal pelo acidente com um Airbus da TAM no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, em julho de 2007. A decisão cabe recurso às instâncias superiores da Justiça, como o STF (Supremo Tribunal Federal).

PUB

O acidente matou 199 pessoas, entre tripulantes, passageiros e funcionários da empresa que estavam em solo. Na ocasião, o Airbus não parou na pista e explodiu ao bater em um posto de gasolina e em um prédio da TAM.

Foram mais uma vez absolvidos Denise Abreu, então diretora da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Marco Aurélio dos Santos de Miranda e Castro, ex-diretor de segurança de voo da TAM, e Alberto Fajerman, ex-vice-presidente de operações da empresa.

A Procuradoria havia pedido a condenação dos três acusados a 24 anos de prisão por atentado contra a segurança de transporte aéreo na modalidade dolosa (quando há a intenção). No pedido feito à Justiça, o procurador da República Rodrigo de Grandis os responsabiliza criminalmente pelo acidente do voo TAM JJ 3054.

No entanto, o colegiado do TRF, composto por três desembargadores, decidiu nesta segunda (12), por unanimidade, que não houve comprovação de que uma ação direta dos três contribuiu para o acidente. Os desembargadores se apoiaram no relatório do Cenipa (Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos), que indicou que o acidente ocorreu pela operação inadequada das manetes de potência do avião e não em consequência de eventual decisão dos réus.

As manetes são comandos que controlam a potência da aeronave. Uma delas estava em posição de aceleração, o que fez o avião não frear.

O documento apontou ainda que as condições climáticas ou as condições da pista do Aeroporto de Congonhas não foram decisivas para o acidente.

 

+ Mãe de tatuador preso diz que filho agiu 'no calor da emoção'

As defesas dos três acusados no acidente já haviam dito à Folha de S.Paulo, quando foram absolvidos na Justiça Federal de São Paulo, que a decisão "havia feito Justiça".

Procurada, a Latam (empresa resultante da fusão de TAM e LAN) informou que tomou conhecimento do parecer do TRF e que "está acompanhando o curso regular do processo". Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Vídeo Há 18 Horas

Empresário mandou áudio antes de ser levado por rio: 'Cuida da mãe'

fama WHINDERSSON-NUNES Há 18 Horas

Whindersson Nunes e Felipe Neto trocam acusações na web

politica Alagoas Há 18 Horas

'Fica difícil viajar para inaugurar coisa', diz Lula após plateia vaiar Lira

mundo Insólito Há 20 Horas

Mulher "descansa" em compartimento de bagagem de voo: imagem viraliza

fama TV-GLOBO Há 13 Horas

Repórter da Globo é hostilizado ao vivo

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Restaurante flutuante de Porto Mauá é encontrado a 30 Km, no rio Uruguai

esporte FUTEBOL-CASEMIRO Há 13 Horas

Casemiro ficou surpreso e chateado com ausência em lista para Copa América

fama JOJO-TODYNHO Há 16 Horas

Jojo Todynho se revolta com ações do governo no Rio Grande do Sul e é criticada

economia FERNANDO-HADDAD Há 21 Horas

Dados de Haddad são cadastrados de forma irregular em site de apostas, e PF é acionada

esporte Campeonato Brasileiro Há 18 Horas

Em reencontro com Tite, Corinthians busca manter sequência invicta diante de Flamengo em crise