Gosta de doces? Conheça 7 sobremesas italianas imperdíveis

Gastronomia é um dos aspectos mais marcantes da Itália

1.Pannacotta:

Considerada uma das sobremesas mais famosas da Itália, a "Panna Cotta" significa "creme de leite cozido", o que basicamente resume sua receita original. O doce é um tipo de pudim de creme de leite, leite, baunilha e gelatina, acompanhado de caldas, purês de frutas ou até caramelo e chocolate.Apesar de boatos dizerem que sua origem vem do Piemonte, não há uma história certa sobre o seu surgimento.

© iStock

2.Cannoli -

Originário de Palermo, no sul da Sicília, o cannoli é bem populares na cozinha italiana e costumava ser preparado na época festiva do carnaval. Hoje, porém, pode ser encontrado durante todo o ano. A sobremesa consiste em uma massa frita em formato de tupo, que pode ser recheado com um creme à base de queijo ricota ou mascarpone, baunilha, chocolate, pistache, frutas cristalizadas, vinho Marsala e limão siciliano. Doce de leite e creme de amendoim também podem ser usados como recheio em versões pelo mundo.

© iStock

3.Tiramisù:

O nome da sobremesa provém da expressão em italiano "Tirami Sù", que significa "jogue-me para cima" ou "levante-me". Entre os seus ingredientes principais está o café, considerado uma das principais fontes de energias.

A história sobre a origem do doce é controversa. Diversas regiões da Itália se consideram criadoras da sobremesa, entre elas Piemonte, Lombardia e Toscana. No entanto, muitos acreditam que o Tiramisù é originário do Vêneto.

Considerado um estimulante afrodisíaco, o doce é uma combinação de café, chocolate, queijo mascarpone e biscoitos. No entanto, em alguns lugares, a receita foi adaptada e é feita com bebida alcoólica e até mesmo chantilly.

© Reprodução / Tupperware

4.Gelato:

O sorvete estilo italiano, também conhecido como gelato, é uma das sobremesas mais populares.

A receita consiste numa base líquida, composta por água, leite, açúcar e o sabor desejado, que pode ser de frutas, chocolates e muitas outras opções. O equilíbrio entre a água e o açúcar é o que garante a textura ideal do gelato. Essa dosagem depende ainda do sabor a ser produzido. Alguns necessitam de mais açúcar, outros menos.

Além disso, durante sua produção não é adicionado nenhum tipo de produto químico, como aromatizantes, conservantes ou emulsificantes. Geralmente, a sobremesa é consumida no mesmo dia em que foi preparada.

Acredita-se que sua origem é datada do século 13, quando o explorador veneziano Marco Polo se surpreendeu com a iguaria e levou-a para a Itália. Mais tarde, os gelatos apareceram durante os banquetes dos Medicis, em Florença. Foi lá que o arquiteto florentino Bernardo Buontalenti, depois de 200 anos, desenvolveu o sorvete moderno.

© iStock

5.Zeppoline:

Tradicional de Nápoles, o doce nada mais é que pequenos e d bolinhos fritos de farinha, água, sal, açúcar e fermento.

A sobremesa geralmente é saboreada durante a época do Carnaval, no qual a fritura é um sinal de abundância, e especialmente no dia 19 de março, quando é comemorado, na Itália, o Dia de San Giuseppe (Dia de São José, no Brasil), considerado Dia dos Pais.

© Reprodução / TripAdvisor

7.Salame de Chocolate:

O doce, saboreado nas regiões de Emilia Romagna e Piemonte, é feito de chocolate com pedaços de biscoitos e modelado em formato de salame. Na receita simples e deliciosa, também há ingredientes como manteiga, ovos, além de nozes, amêndoas e avelãs.

A famosa sobremesa do país europeu deu origem à palha italiana, uma releitura, que, diferentemente da receita original, leva leite condensado.

© Divulgação

7.Granita:

O doce gelado típico da Sicília é preparado com água, açúcar e frutas. No entanto, em algumas receitas, o café, cacau ou amêndoas são acrescentados. Entre os sabores mais conhecidos estão o de melancia com champanhe e o de limão.

A Granita é parecida com o sorvete, mas apresenta uma textura mais grosseira e cristalina, ou seja, verdadeiras pedras de gelo aromatizadas que podem ser grandes ou pequenas. Estas diferenças resultam da utilização de técnicas de congelamento diferentes: as mais finas são produzidas com máquinas de gelato, enquanto as mais grossas são congeladas e agitadas, sendo raspadas, de forma a produzir cristais de gelo separados.

© Pixabay

Lifestyle Água 16/06/17 POR Ansa


Além da arte e cultura, a Itália é mundialmente famosa por sua gastronomia. Não só os pratos tradicionais, mas a maioria das sobremesas típicas italianas conquistaram fãs no mundo todo.

PUB

Com chocolate, café, amêndoas ou até mesmo frutas, os doces italianos, assim como as massas, são conhecidos pela facilidade e simplicidade durante o preparo. Confira as mais famosas na galeria acima. (ANSA)

Leia também: 5 mitos e verdades sobre a fertilidade masculina e feminina

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 8 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 15 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 15 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 15 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 8 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 16 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 15 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 9 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda