15 passos para lutar contra o envelhecimento

Todos nós vamos envelhecer, é um fato, mas é possível atrasar esse processo com simples gestos diários

© DR

Lifestyle DICAS 19/06/17 POR Notícias Ao Minuto

Embora o envelhecimento seja um processo natural do corpo humano, a rapidez com que ele se dá é uma consequência da vida moderna. O envelhecimento precoce é fruto do excesso de poluição, do estresse, das más escolhas alimentares, do sedentarismo e de hábitos perigosos para a saúde, como o consumo excessivo de álcool, o ganho de peso excessivo e o tabagismo. Mas, se por um lado os maus hábitos promovem um envelhecimento acelerado, por outro, as boas escolhas e as boas rotinas conseguem retardar este processo natural.

PUB

Travar o envelhecimento precoce é mais fácil do que parece e ,como mostra o site da revista Health, existem simples passos para conseguir. Eis alguns:

1 - Não usar canudos. O simples gesto de contrair os lábios para sugar uma bebida através do canudo acelera o aparecimento de rugas em torno da boca, explica a médica dermatologista Angela Lamb.

2 - Não fumar. 'O cigarro promove rugas", diz o dermatologista David Stoll, salientando que este hábito interfere na circulação sanguínea, o que por si só coloca a saúde em risco.

3 - Incluir antioxidantes na alimentação. Os alimentos ricos em antioxidantes, com a vitamina B e E, são importantes para a regeneração das células e para o bom estado da pele, pois protegem aquele que é o maior órgão do corpo humano de radicais livres. Além disso, os antioxidantes promovem uma melhor saúde cardiovascular.

4 - Dizer sim aos fermentados. De acordo com o médico Craig Kraffert, "os alimentos fermentados têm excelentes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias". Um bom exemplo: kefir. 

5 - Apostar na proteína. Uma vez que a "proteína ajuda a construir e a manter a massa muscular, que tende a diminuir com a idade", a sua ingestão é fundamental para travar o envelhecimento precoce e, com isso, prevenir algumas das doenças mais comuns da velhice.

6 - Cortar de vez no consumo de açúcar. Seja no seu estado natural, refinado ou sob a forma de adoçantes (especialmente os químicos), o açúcar é um dos alimentos que mais promove o envelhecimento interno e externo.

7 - Usar fronhas de seda. Um dos fatores que mais contribui para o aparecimento de rugas é a almofada, isto, claro, se não escolher o tecido mais adequado. Diz a dermatologista Debra Jaliman que a seda ajuda o rosto a deslizar, sem deixar marcas.

8 - Dormir de barriga para cima. Parece um daqueles conselhos de senso comum, mas na prevenção do envelhecimento exterior, é, de fato, uma das formas mais eficazes.

9 - Gorduras? Sim, mas no prato. Os alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 são bons aliados do envelhecimento natural, uma vez que promovem a saciedade, estimulam o bom funcionamento dos órgãos e promovem uma proteção cardiovascular.

10 - Tornar o exercício físico uma prioridade. A saúde física e mental ganha sempre com a prática de atividade física, algo que deve ser rotineiro e aliado a bons hábitos, sejam eles alimentares ou de beleza (como treinar sem maquiagem e hidratar bem a pele).

11 - Controlar o stress. Sabe aquelas rugas que aparecem na testa e aquelas olheiras que teimam em permanecer? Pois bem, culpe a incapacidade de lidar com o stress, uma condição que afeta ainda a saúde a vários níveis.

12 - Esfoliar a pele. Uma das melhores formas de limpar a pele por fora, deixando-a macia e nutrida é através da esfoliação, de preferência com cremes que sejam de origem natural e ricos em nutrientes. Contudo, destaca o dermatologista David Stoll, "esfoliação a mais é contraproducente".

13 - Diminuir o consumo de sal. A ingestão elevada de sódio promove uma maior retenção de líquidos que, por sua vez, facilitam o acúmulo de gordura.

14 - Beber muita água. Não beber água suficiente vai afetar o envelhecimento da pele, ao mesmo tempo que compromete o bom funcionamento do sistema imunológico.

15 - Lavar o rosto antes de ir para a cama. "A pele rejuvenesce durante a noite", diz a Olga Lorencin-Northrup, aconselhando que seja lavada antes de dormir não só para livrá-la de todas as impurezas, mas também para lhe dar 'espaço' para respirar.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 14 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 15 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 16 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 17 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 16 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 17 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 12 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 11 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 15 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula