Lufthansa e Ryanair estão na briga pela Alitalia

Doze ofertas devem passar à segunda fase de processo de venda

© Max Rossi / Reuters

Economia Mercado 20/06/17 POR Ansa

São pelo menos 12 as ofertas que passarão à segunda fase do processo de venda da Alitalia, a maior companhia aérea italiana, inclusive algumas feitas por gigantes do setor de aviação civil.

PUB

Segundo fontes ligadas à empresa, a lista das propostas será oficializada ao longo desta semana e inclui manifestações de sociedades como a norte-americana Delta, a alemã Lufthansa, as britânicas British Airways e EasyJet, a irlandesa Ryanair e até a árabe Etihad Airways, que já detém 49% da Alitalia.

Mas nem todas as ofertas preveem a compra da companhia italiana como um todo. A Ryanair, por exemplo, já havia anunciado que sua proposta é de uma parceria em voos regionais que alimentem as rotas de longo alcance da Alitalia.

Algumas dessas empresas listadas, principalmente a Lufthansa, chegaram a negar que tivessem interesse na aquisição de todos os ativos da ex-companhia de bandeira da Itália - o desejo do governo, que administra a Alitalia em caráter extraordinário, é vendê-la em sua integridade.

Outro entrave pode ser a regra da União Europeia que prevê que grupos extracomunitários não possam controlar mais do que 49% de um grupo de aviação civil sediado no bloco, algo que complicaria as tratativas com empresas como Etihad e Delta.

O prazo para a manifestação de interesse pela Alitalia terminou no último dia 5 de junho, e 32 companhias se apresentaram, embora nem todas cumprissem requisitos mínimos de viabilidade. O objetivo dos comissários nomeados pelo governo é receber as propostas não vinculantes até o fim de julho e as definitivas até outubro.

Paralelamente, Roma trabalha para reduzir custos na empresa e melhorar sua situação financeira, que ganhou um alívio com um empréstimo-ponte de 600 milhões de euros feito pelo governo nacional.

Risco de falência

A crise na Alitalia se agravou após seus funcionários terem rejeitado um plano de demissões de 1 mil pessoas, requisito obrigatório para os acionistas aumentarem o capital da companhia aérea em 2 bilhões de euros.

Com isso, a empresa se viu na perspectiva de ficar sem liquidez e pediu a intervenção do governo. Se não encontrar um comprador, a Itália terá dois caminhos: tentar sanar a Alitalia e mantê-la em sua configuração societária atual ou decretar sua falência, quando eventuais interessados poderiam comprar os ativos a preços muito menores.

Ex-companhia aérea de bandeira, a empresa foi privatizada e é controlada atualmente pela holding Compagnia Aerea Italiana (CAI), que detém 51% de seu capital, e pela Etihad, dona dos 49% restantes.

A segunda principal acionista da CAI é a estatal de correios Poste Italiane, com quase 19,48% de participação na holding, atrás apenas do banco privado Intesa Sanpaolo (20,59%). (ANSA)

Leia também: Jucá vai pedir urgência para reforma trabalhista em plenário

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Argélia Há 16 Horas

Homem desaparecido há 27 anos é encontrado vivo na casa do vizinho

mundo Chile Há 18 Horas

Mulher fica pendurada seminua em portão em tentativa de furto; vídeo

mundo CARTAGENA Há 18 Horas

Brasileiro vence concurso internacional e é eleito o mais bonito do mundo

fama Suri Cruise Há 16 Horas

Suri troca sobrenome e estreia no teatro, distanciando-se de Tom Cruise

fama Saúde Há 17 Horas

Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS

justica Goiás Há 18 Horas

Mãe é presa ao tentar afogar a filha de seis meses em piscina; vídeo

fama Anya-Taylor Jo Há 15 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 12 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 8 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

mundo Espanha Há 16 Horas

Faxineira de 61 anos posta vídeos dançando no trabalho e é despedida