Golfinho encontrado morto em Ubatuba com tira de sandália na boca

Instituto Argonauta denuncia que animal morreu de desnutrição

© DIVULGAÇÃO/ INSTITUTO ARGONAUTA

Brasil poluição 22/06/17 POR Notícias Ao Minuto

Mais uma prova de que a mão do homem cai pesada sobre a natureza. Um golfinho foi encontrado morto, na Praia do Sapê, em Ubatuba, São Paulo, com uma tira de sandália presa na boca. Conforme o Instituto Argonauta, que atua na preservação local e responsável pela denúncia, nesta quarta-feira (21), o animal morreu de desnutrição. 

PUB

A tira da sandália causou uma grave infecção no maxilar superior do golfinho por meses, o que impediu de se alimentar corretamente. Os veterinários do Argonauta acreditam que o animal confundiu a tira de borracha com alimento. O corpo foi encontrado, há duas semanas, pelo Projeto de Monitoramento da Bacia de Santos.

 

Nota oficial do Instituto Argonauta:

A equipe responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do Instituto Argonauta foi acionada há duas semanas para atender uma ocorrência chocante envolvendo um Golfinho (Sotalia guianensis) encontrado morto na Praia do Sapê em Ubatuba, litoral norte paulista.

 Segundo o laudo inicial da necropsia, a interação antrópica (causada pelo homem), por resíduo sólido (tira de borracha do chinelo), presa na região rostral (focinho) do golfinho gerou uma lesão muito grave no maxilar superior, impedindo o animal de se alimentar.  Consequentemente, causando uma desnutrição severa e a morte.

 “A cena é triste. Tudo indica que o animal passou meses com esse pedaço de chinelo enroscado ao corpo”, conta Carla Beatriz Barbosa, coordenadora do PMP-BS no Instituto Argonauta.

“Casos ruins como este são chocantes, mas precisamos e devemos divulgar para que as pessoas saibam que até um simples chinelo esquecido na beira do mar pode levar à morte um animal marinho ameaçado de extinção”. Explica Hugo Gallo, oceanógrafo e presidente do Instituto Argonauta.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos. O projeto é conduzido pelo IBAMA e coordenado pela Univali sob a responsabilidade do Instituto Argonauta no litoral norte do estado de SP.

Leia também: Mãe Stella de Oxosssi pode estar sofrendo maus-tratos; MP investiga

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 11 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 13 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 10 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 11 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 12 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 11 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 13 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 10 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

esporte Arábia Saudita Há 12 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens